MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Varíola dos Macacos: Ministério da Saúde recomenda uso de máscara para mulheres grávidas

O documento destaca um rápido aumento no número de casos de varíola dos macacos no Brasil e no mundo. Confira outras orientações da pasta

Grávidas que tiveram caso de varíola dos macacos descartado devem ficar em isolamento por 21 dias
Grávidas que tiveram caso de varíola dos macacos descartado devem ficar em isolamento por 21 dias - Shutterstock

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/08/2022, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Saúde recomendou nesta segunda-feira (1º) através de uma nota técnica que mulheres grávidas, puérperas e lactantes retomem o uso de máscaras faciais como prevenção ao uso de varíola dos macacos. Além disso, o comunicado também pede para manter distância de pessoas com sintomas da doença e o uso de preservativo em qualquer relação sexual.

O documento destaca um rápido aumento no número de casos de varíola dos macacos no Brasil e no mundo, que está associado à transmissão por contato direto e, provavelmente, pelo ar. "As gestantes apresentam quadro clínico com características semelhantes às não gestantes, mas podem apresentar gravidade maior, sendo consideradas grupo de risco para evolução desfavorável", diz a nota técnica.

O Ministério da Saúde afirma que gestantes, imunossuprimidos e crianças menores de oito anos estão no grupo da varíola dos macacos. Portanto, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar esses indivíduos para o diagnóstico porque complicações oculares, encefalite e óbito são mais comuns.

+++Racismo: caso na Ana Maria Braga repercute nas redes sociais; editora foi demitida

Grávidas que tiveram caso de varíola dos macacos descartado devem ficar em isolamento por 21 dias

O Ministério também recomendou que as mulheres grávidas com sintomas moderados ou graves da doença sejam hospitalizadas, pelo risco maior do grupo. As mulheres grávidas que apresentam sinais da doença, mas cujo diagnóstico de varíola dos macacos foi descartada, devem ficar em quarentena em casa por 21 dias sem visitas e devem ser reexaminadas se os sintomas persistirem.

A nota técnica é assinada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, e pela diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil, Lana de Lourdes Aguiar Lima.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 50 mil doses da vacina contra a doença. Cerca de 20 mil doses da vacina estão previstas para chegar ao país em setembro, com o restante em outubro. A importação também será feita via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.