Empresas que recebem benefício fiscal pelo Governo do Estado terão obrigatoriamente que aderir a Jovem Cidadão
Empresas que recebem benefício fiscal pelo Governo do Estado terão obrigatoriamente que aderir ao programa Jovem Cidadão, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), e cujo objetivo é oferecer – em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos – a primeira oportunidade de trabalho (estágio) para jovens estudantes da rede pública de ensino com idade de 16 a 21 anos.
O anúncio da medida (adoção de cláusula de reciprocidade solidária) foi feito no último dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador do Estado José Serra e pelos secretários do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, e da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, durante cerimônia de assinatura do decreto que institui o Programa de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veículo Automotor - Pró-Veículo.
A cláusula de reciprocidade solidária consta desse decreto. O setor automotivo será o primeiro a adotar a contrapartida social e a medida deve se estender aos demais segmentos.
"É um avanço muito importante para enfrentar a questão número um em São Paulo: emprego e oportunidade para os jovens. É a junção de esforços entre Governo do Estado e empresas privadas pelo desenvolvimento econômico e social", disse o governador.
Serra afirmou, ainda, que a meta é absorver 5 mil jovens, que contribuirão para as empresas e serão preparados para o futuro. "Esse acordo que estamos fazendo agora é um pacto entre o governo de São Paulo e o setor que mais gera emprego e também mais impostos para o Estado".
Durante o evento, o secretário do Emprego e Relações do Trabalho explicou que já existiam parcerias com grandes empresas e que a ocasião era a institucionalização desse processo. "É um grande passo para a ampliação do Jovem Cidadão", destacou Afif Domingos.
O secretário do Emprego ressaltou que o programa é voltado principalmente "para o jovem de periferia, de áreas com alta vulnerabilidade social e que a indústria automotiva é o grande estopim para a criação de vagas e de serviços".
Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, Jackson Schneider, "o setor participará ativamente da adesão ao Jovem Cidadão, o que reforça a idéia de oferecer oportunidade para os estudantes".
O programa
São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior,
Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.