MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exame avaliará cerca de 450 mil alunos este ano

A prova será no dia 7 de novembro, com início às 13h. Serão avaliados universitários de 4.500 cursos superiores.

Redação
Publicado em 25/02/2010, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que, neste ano, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) vai ser aplicado a cerca de 450 mil estudantes de graduação, no dia 7 de novembro, com início às 13h (horário oficial de Brasília).

De acordo com a portaria normativa nº. 5 de 2010, publicada no Diário Oficial da União, o órgão avaliará neste exame alunos de cerca de 4.500 cursos de graduação em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, além de estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Nesta edição, o Enade avalia pela primeira vez os estudantes dos cursos de tecnologia em agronegócios, gestão hospitalar e gestão ambiental.

Quem participa – O órgão convoca para realizar o exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos a serem avaliados. Como ingressantes são considerados os candidatos do final do primeiro ano que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso da IES (Instituição de Ensino Superior). No caso de concluintes, o Enade considera os alunos do último ano que, até o dia 2 de agosto, concluíram pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aqueles que tenham condições acadêmicas de conclusão em 2010.

Já para os cursos superiores de tecnologia, com carga horária mínima de 2.000 horas, são considerados ingressantes quem concluiu, até o dia 2 de agosto, entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo, e são concluintes aqueles que, até a mesma data, cumpriram pelo menos 75% da carga mínima do currículo ou quem tem condições acadêmicas de conclusão do curso no ano de 2010.

Quem está dispensado – Os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto, e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização da prova, em instituição conveniada com a IES de origem do aluno, estão dispensados do Enade 2010.

Enade – Até 2008, os participantes do Enade eram escolhidos por amostragem. A partir do ano passado, a prova passou a ser universal, fazendo com que todos os ingressantes e concluintes das áreas avaliadas participassem do exame.


O Enade tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, as habilidades e competências necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

Patricia Magalhães/SP

Veja também:

TIM: 400 vagas de estágio em todo o país

Estágio: Prefeitura de São Paulo oferece 873 vagas

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos ENADE

ENADE
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

25/02/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.