MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fazer estágios no Brasil

Primeiramente, precisamos entender o que é estágio para depois saber se ele segue seus preceitos ou não...

Redação
Publicado em 25/08/2009, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ao entrar numa faculdade, todo estudante sonha em como será o seu futuro depois de formado. Pensando nisso - e também em preparar este estudante para as dificuldades e os obstáculos que ele encontrará depois de formado -, foram criados os estágios.

Primeiramente, precisamos entender o que é estágio para depois saber se ele segue seus preceitos ou não...

Para o Gerente de Administração de Estágios da Catho Online, Nelson Luiz Dias Júnior, podemos definir o estágio como uma atividade de aprendizagem social, profissional e cultural, que proporciona ao estudante a participação em situações reais da vida e do trabalho do seu meio. "O estágio é uma oportunidade de conhecer a realidade da comunidade na qual o estudante pretender atuar, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino em que ele estuda", afirma.

Pensando assim, podemos afirmar que o estágio é uma importante parte do processo de formação do aluno, pois permite ao estudante aplicar seus conhecimentos teóricos, motivando os estudos e possibilitando uma melhor assimilação das matérias curriculares.

O estágio também é importante por amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para a profissional, proporcionando contato com o futuro meio em que ele vai exercer a sua profissão, além de oferecer a chance para o aluno conhecer a filosofia, as diretrizes, as organizações e funcionamento de empresas e instituições, além de propiciar um melhor relacionamento humano.

Mas estagiar também pode trazer benefícios financeiros para os alunos... "Além de funcionar como instrumento de orientação, desenvolvimento e qualificação profissional, uma outra vantagem do estágio é assegurar ao estudante uma bolsa-auxílio que, para muitos, significa a possibilidade de permanecer na escola, já que dependem de recursos para pagar as despesas escolares além de, muitas vezes, permitir que contribuam para as despesas cotidianas", completa Nelson.
Para o estudante de Propaganda e Marketing, Fábio Alves Dourado, a remuneração é importante, mas não é o fundamental. "É preciso fazer um estágio para chegar ao mercado depois de formado com alguma experiência na bagagem. Sem o estágio fica muito difícil conseguir uma colocação futura", diz.

Fonte: Empregos Catho Online

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.