Ótima oportunidade para interessados em conhecer a fundo o ensino e a cultura orientais. Isto porque o Ministé
Ótima oportunidade para interessados em conhecer a fundo o ensino e a cultura orientais. Isto porque o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakusho) do Japão realizará processo seletivo para concessão de bolsas de estudo a universitários brasileiros do curso de Letras/Japonês e também a professores (profissionais de ensino dos níveis fundamental e médio), interessados em aprofundar seus estudos na "Terra do Sol Nascente".
UNIVERSITÁRIOS
LEIA TAMBÉM
As bolsas de estudo oferecidas para estudantes universitários brasileiros têm duração de um ano (sem possibilidade de prorrogação). O valor do benefício, estipulado pelo Governo Japonês para os candidatos aprovados no processo seletivo, é de 134 mil ienes mensais (cerca de R$ 2,3 mil), além das passagens aéreas de ida e volta. Para manter a bolsa, os alunos deverão apresentar boas notas e freqüência durante os cursos, cujo conteúdo variará de acordo com cada universidade conveniada. De uma maneira geral, as instituições japonesas dispõem de dois tipos de cursos:
Para candidatar-se às bolsas de estudo, oferecidas a universitários brasileiros, é necessário preencher os seguintes requisitos:
* ser brasileiro (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade);
* ser estudante universitário do curso de Letras/Japonês ou de outros cursos que comprovem, no Histórico Escolar, créditos em Língua, Literatura ou Cultura Japonesa;
* ter entre 18 e 29 anos em 01/04/2007 (nascidos entre 02/04/77 e 01/04/89);
* possuir bons conhecimentos da Língua Japonesa;
* ter disponibilidade para embarque entre setembro e outubro deste ano;
* residir em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul ou Região do Triângulo Mineiro.
Neste processo seletivo é vetada a participação de militares em serviço ativo e de estudantes que já tenham sido beneficiados com bolsas de estudo do Governo Japonês.
EDUCADORES
O Governo do Japão também quer contribuir diretamente para o aperfeiçoamento de educadores brasileiros dos níveis fundamental e médio, por isso irá conceder bolsas de estudo para treinamento desses profissionais. Os cursos serão ministrados em universidades japonesas, entre os meses de outubro deste ano e março de 2009.
O valor do benefício oferecido, neste caso, é de 172.000 ienes mensais (aproximadamente R$ 3 mil), além passagens aéreas de ida e volta, conforme ocorre, também, com as bolsas destinadas aos estudantes universitários.
Os cursos disponibilizados para educadores brasileiros abrangem, basicamente, áreas como Administração Escolar (exemplo: Administração e Finanças Escolares, Administração de Escolas); Método Educacional (ex.: Processo de Ensino, Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional); Estudo de Matérias Específicas (ex.: Matemática, Física, Química, Educação Física); e Atividades Práticas (ex.: Inspeção de Aulas, Participação das Atividades Extra-Curriculares Especiais, Visita aos Centros de Pesquisas Educacionais).
Cabe ressaltar que, durante os seis primeiros meses, serão ministradas aulas de língua japonesa para os bolsistas que não tiverem o domínio suficiente da língua.
Para concorrer às bolsas de aperfeiçoamento o educador interessado deverá atender às seguintes exigências:
* ser brasileiro (excluem-se aqueles que têm dupla nacionalidade);
* ter até 34 anos em 01/04/2007 (nascidos após 02/04/1972);
* possuir nível universitário ou magistério;
* ter experiência de, pelo menos, cinco anos como professor dos níveis fundamental ou médio (redes Estadual, Municipal ou Particular) ou ser orientador pedagógico, assistente educacional, diretor, entre outras funções;
* estar exercendo a função atualmente;
* possuir fluência em inglês ou japonês;
* ter disponibilidade para embarque na primeira semana de outubro deste ano.
Da mesma forma como na seleção dos universitários, nesta o educador que quiser se candidatar às bolsas deve residir em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul ou Região do Triângulo Mineiro. Além disso, é vetada a participação de militares na ativa.
INSCRIÇÕES
Os interessados em concorrer às bolsas do Governo Japonês devem inscrever-se, até o dia 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 ou das 14 às 17 horas, no Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão (Av. Paulista, 854 – 1º andar - São Paulo/SP).
Candidatos que não residam na Capital paulista poderão inscrever-se, via Correios. Neste caso, as inscrições poderão ser realizadas somente até o dia 30 de janeiro.
INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3254-0100 ou no site www.sp.br.emb-japan.go.jp. Os candidatos interessados em conhecer melhor as universidades japonesas podem acessar os seguintes endereços eletrônicos: www.jasso.go.jp (Japan Student Services Organization),
www.between.ne.jp/sij(Studying in Japan) e www.studyjapan.go.jp (Study in Japan: Comprehensive Guide). Neste último é possível obter dicas de estadia no País, depoimentos de antigos bolsistas e relação de associações mundiais de ex-bolsistas.(R.J.)
Siga o JC Concursos no Google News
No exterior
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.