Tudo Sobre

Concurso São Paulo

Parceria leva teoria à rotina de empresas

O Sebrae-SP e a Fiesp colocam em prática um Programa de Iniciação Científica para empresas.



Redação
Publicado em 28/01/2009, às 09h31

O Sebrae-SP e a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) colocam em prática o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas – Bolsas Bitec 2009.

A iniciativa é fruto da parceria desses órgãos com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sebrae Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem como objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino superior para o setor produtivo.

Para tanto, a partir de necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas participantes do programa, alunos de graduação selecionados e orientados por um professor buscarão soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e ampliem a produtividade da empresa.

Durante seis meses, os bolsistas devem realizar pesquisas, diagnósticos, mapeamento e testes, confeccionar ou aperfeiçoar protótipos e softwares, elaborar projetos, relatórios, cartilhas e manuais que concretizem os objetivos do plano de trabalho proposto.

Serão oferecidas 600 bolsas por edição em todo o País – no valor de R$ 300 mensais a cada estudante. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferecer R$ 50 mensais, que serão aplicados na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada uma delas poderá se beneficiar de apenas um projeto por edição.

As empresas interessadas deverão desenvolver seus projetos dentro dos seguintes temas: Inovação, Gestão, Tecnologia e Empreendedorismo.

Requisito

Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou superior técnico; professores  universitários orientadores, vinculados aos mesmos departamentos dos estudantes selecionados; micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio ou de serviço inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs); associações, sindicatos ou cooperativas que representem pequenas empresas; e empresas incubadas de base tecnológica.

Como participar

O prazo de inscrição para o programa vai até dois de março. No portal www.sebraesp.com.br, na seção Melhorando sua Empresa, item Bolsas Técnicas, é possível obter mais informações e preencher o formulário de adesão.

Luana Almeida

+ Resumo do Concurso São Paulo

São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

28/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas