MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programa começa a receber inscrições nesta segunda

Os estudantes de graduação matriculados em instituições privadas poderão conquistar benefícios integrais e parciais de 50% e de 25%.

Redação
Publicado em 20/06/2011, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abrirá, nesta segunda (20), as inscrições para bolsas de estudo. O prazo expira na sexta (24).

Os estudantes de graduação matriculados em instituições privadas poderão conquistar benefícios integrais (caso tenham renda familiar mensal per capita que não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio); e parciais de 50% e de 25% (se tiverem renda familiar mensal per capita que não ultrapasse o valor de até três salários mínimos).

São entendidas como grupo familiar pessoas que dividam a mesma residência e usufruam da renda bruta mensal da família, entre elas: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a) e, mediante decisão judicial, menores sob guarda; enteado (a), irmão(ã) e avô(ó).

Os interessados em obter bolsa de estudo para o segundo semestre deste ano devem ter participado do Enem referente ao ano de 2010 e atender a pelo menos uma das condições a seguir:

a) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

b) ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

c) ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

d) ser portador de deficiência;

e) ser professor da rede pública de ensino.

Algumas condições minam a possibilidade do candidato se inscrever no Prouni. Estudantes, por exemplo, que não participaram da edição 2010 do Enem estão automaticamente excluídos do programa. Quem tiver tirado nota inferior a 400 no exame ou zerado na redação também está fora, assim como aqueles que possuírem diploma de curso superior.

Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar a ficha de inscrição por meio do endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br.

O processo seletivo será constituído de três chamadas sucessivas. Os resultados dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no site do Prouni nas seguintes datas: 27 de junho (primeira chamada); 12 de julho (segunda chamada); e 25 de julho (terceira chamada).

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino superior para comprovação das informações prestadas em sua ficha de inscrição nas seguintes datas: 27 de junho a 6 de julho (primeira chamada); 12 a 19 de julho (segunda chamada); e 25 a 29 de julho (terceira chamada).

Luana Almeida

Veja também:

Bauru:Correios encerram inscrições para 40 vagas de estágio

Nível superior:Sisu abre inscrições para mais de 26 mil vagas

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.