Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (16) que mais de 900 mil contribuintes do Rio Grande do Sul receberão um total de R$ 1,1 bilhão
Jean Albuquerque Publicado em 16/05/2024, às 19h40
A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (16) que mais de 900 mil contribuintes do Rio Grande do Sul receberão um total de R$ 1,1 bilhão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, com pagamento previsto para 31 de maio.
A Receita explicou que o número de beneficiados superou as expectativas devido ao novo sistema, que permitiu a finalização do lote em 15 de maio, cinco dias antes do prazo tradicional de 10 de maio.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Além do pagamento das restituições, a Receita Federal implementará medidas de apoio aos contribuintes gaúchos. Nos próximos dias, será realizado o Mutirão de Acessibilidade Digital no Rio Grande do Sul, proporcionando computadores, tablets e acesso à internet para que a população em abrigos possa acessar serviços públicos digitais.
Entre os serviços oferecidos pelo mutirão estão o acesso ao Portal gov.br, contas bancárias e de e-mail, e a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Esta iniciativa contará com a colaboração de estudantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, um projeto da Receita em parceria com instituições de ensino, que visa fornecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas.
Recentemente, a Receita Federal também anunciou várias medidas para beneficiar o Rio Grande do Sul, incluindo a doação de mercadorias apreendidas nas alfândegas, o adiamento de prazos para pagamento de tributos e entrega de declarações, como o Imposto de Renda, além da disponibilização de helicópteros e drones do órgão e o lançamento do Receita Via Rápida para facilitar o recebimento de doações internacionais.
+ Medicamento Zolpidem, calmante para dormir, passa a ter controle de prescrição
O Fisco anunciou uma extensão nos prazos para a entrega do Imposto de Renda, beneficiando os contribuintes de 336 municípios do Rio Grande do Sul que enfrentam um estado de calamidade pública devido às fortes chuvas.
Agora, a data limite para a declaração foi adiada de 31 de maio para 31 de agosto. A relação completa desses municípios pode ser consultada. Confira todos os municípios beneficiados clicando neste link!
Além disso, a Receita também ampliou os prazos para o pagamento de tributos federais, incluindo parcelamentos, e estendeu o prazo para o cumprimento de obrigações acessórias.
Os tributos federais com vencimento nos meses de abril, maio e junho de 2024 foram prorrogados para o último dia útil dos meses de julho, agosto e setembro, respectivamente.
Ainda, a Receita Federal suspendeu os prazos para a realização de atos processuais relacionados a processos administrativos de interesse dos contribuintes domiciliados nos municípios afetados até 31 de maio de 2024.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil