Concurso da PM SP nomeia quase 900 novos soldados para a Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem déficit de 14% no efetivo, vai ganhar 878 novos soldados de 2ª Classe aprovados no concurso da PM SP

Mylena Lira   Publicado em 22/01/2023, às 21h31

Divulgação

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem déficit de 14% no efetivo, vai ganhar 878 novos soldados de 2ª Classe. Os aprovados no concurso da PM SP foram nomeados pelo governador Tarcísio de Freitas, conforme pulicado feita na edição do último sábado (21) do Diário Oficial do Estado. O salário inicial é de R$ 3.875,27.

Os novos policiais vão cursar 2,6 mil horas de aulas no Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção”. Durante a capacitação dos servidores, serão abordadas, entre outras, as seguintes disciplinas:

Ações para recomposição do efetivo também estão previstas para a Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. “Nós temos total ciência da necessidade de nomeações para as polícias e o Governador Tarcísio está ao nosso lado para solucionar o problema. Só com o fortalecimento das forças de segurança vamos conseguir avançar no combate ao crime”, explica o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

+Micro e pequenas empresas já podem negociar dívidas do Simples Nacional; Saiba como

Concurso da PM SP 2023

Após a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ter executado o processo seletivo anterior (Edital Nº DP-1/321/22), a Fundação Vunesp voltou a estar à frente da seleção para futuros soldados da Polícia Militar de São Paulo. Com oferta de 2.700 vagas, o novo concurso PM SP 2023 está em andamento e a próxima etapa será a aplicação das provas objetiva e dissertativa, agendadas para 12 de fevereiro deste ano.

A primeira exigirá a resolução de 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática e noções de administração pública. A discursiva, por sua vez, demandará a elaboração de uma redação. Os testes serão aplicados na capital e mais 10 cidades. São elas:

Haverá, ainda, outras cinco etapas, consistentes em: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos. Saiba mais na página do concurso da PM SP 2023.

+Receita Federal: novo programa oferece descontos para quitação de débitos

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

concursos publicos Sociedade Brasil

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.