Se você está na fila de espera do INSS, saiba que é possível conseguir o auxílio-doença sem perícia e o melhor: de forma totalmente digital, pelo celular. Benefício paga pelo menos R$ 1.212,00
Mylena Lira Publicado em 22/08/2022, às 17h05
Se você está na fila de espera do INSS, saiba que é possível dar entrada no auxílio-doença sem perícia e o melhor: de forma totalmente digital, sem precisar comparecer em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social. Continue a leitura para aprender o passo a passo de como requisitar o benefício pelo seu celular.
O auxílio-doença, na verdade, agora se chama auxílio por incapacidade momentânea e é destinado aos segurados da Previdência Social impossibilitados momentaneamente de trabalhar ou exercer as atividades laborais em decorrência de doença ou acidente. Não basta ser segurado do INSS, é preciso atender a alguns requisitos. São eles:
A carência de 12 contribuições ao INSS não é exigida quando o segurado for acometido por doenças específicas, conforme prevê o artigo 151, da lei 8.213/91. Entre elas a tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave,
neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante.
+Saque do FGTS pode ser efetuado em caso de doenças; Veja como solicitar
É permitido pedir o benefício de forma online, pelo próprio celular, apenas se o prazo para realização da perícia médica no INSS estiver superior a 30 dias na sua cidade. Além disso, essa facilidade não está disponível para os casos de incapacidade acidentários - aqueles em decorrência de um acidente do trabalho ou doença ocupacional.
A nova regra dispensa a realização de perícia porque o cidadão vai enviar o atestado ou laudo médico da doença via aplicativo e a análise, ao invés de ser feita presencialmente, será feita de maneira remota por um perito médico federal. Para isso, os documentos precisam estar legíveis e não podem conter rasuras. Devem conter, ainda:
Porém, é permitido pedir o benefício de forma online, pelo próprio celular, apenas se o prazo para realização da perícia médica no INSS estiver superior a 30 dias na sua cidade. Em muitas localidades, o tempo de espera para agendamento do serviço de perícia demora, em média, 60 dias.
Além disso, essa facilidade não está disponível para os casos de incapacidade acidentários - aqueles em decorrência de um acidente do trabalho ou doença ocupacional.
+Governo encerra repasse do Vale Gás em dobro; Benefício não será pago em setembro
No início de agosto, cerca de 730 mil pedidos estavam pendentes de aprovação para o pagamento do auxílio-doença, mas a adoção da via digital, desde 29 de julho, para a concessão do benefício deve agilizar a liberação. Os segurados com pedido aprovado ganham, pelo menos, um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00, mas são repassadas quantias distintas de acordo com a remuneração mensal recebida pelo trabalhador.
Para conseguir o pagamento sem passar por perícia presencial, basta seguir o passo a passo indicado abaixo, conforme orientação do Ministério do Trabalho e Previdência:
No vídeo abaixo, divulgado pelo MTP e INSS, você também encontra o tutorial para fazer o pedido:
Os benefícios concedidos por meio da análise de atestado não poderão ter duração superior a 90 dias, ainda que de forma não consecutiva. Um eventual novo pedido de benefício por meio da análise de atestado online só será possível após 30 dias da última avaliação. Caso o auxílio-doença não seja concedido por não atendimento aos requisitos, o segurado deve agendar uma perícia média presencial.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil