O Banco Central irá disponibilizar um site exclusivo para que as pessoas possam consultar se tem dinheiro esquecido em bancos para receber amanhã
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 13/02/2022, às 14h55
O novo Sistema de Valores a Receber do Banco Central, permite que qualquer cidadão possa ter acesso a um extrato de uma pessoa com instituições financeiras para verificar se tem dinheiro esquecido em bancos. O novo sistema ficará disponível para consulta a partir de amanhã (14).
A instituição financeira informou um prazo de três semanas a partir da data disponível, para os pedidos de transferência de valores, que só poderão ser agendados a partir de março deste ano. Na primeira etapa, logo nas primeiras horas, a instituição financeira registrou cerca de 79 mil pessoas e empresas com acesso ao Sistema de Valores a Receber, conseguindo fazer a consulta e concluindo os 8,5 mil pedidos de resgate, o que soma um montante de R$ 900 mil reais.
Para realizar a consulta, o BC disponibilizou um site exclusivo após instabilidade por conta da alta procura pelo serviço. A nova plataforma para o usuário saber se tem dinheiro esquecido em bancos tem o objetivo de evitar que a grande quantidade de acessos possa colocar em risco o próprio site da autoridade financeira, como já ocorreu no mês passado.
Para ter acesso ao sistema exclusivo, que ficará disponível a partir de amanhã (12), veja o passo a passo:
O Banco Central faz um alerta aos usuários sobre o risco de golpes, além de ressaltar que o serviço não será disponibilizado em nenhuma outra página da internet. Bem como não serão feitos contatos telefônicos nem envio de links para as pessoas, sobre os valores a receber ou para a confirmação de dados pessoais.
“Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram”, informa o BC.
* Com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos
Sociedade Brasil