Doação de Sangue em SP chega em situação crítica e Governo apela por novos doadores

Estoque caiu após aumento dos casos de Covid-19, mas doença não impede a doação de sangue em SP; saiba quem pode doar sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias no estado

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/02/2022, às 18h31

Divulgação

O nível das reservas nos bancos de sangue de todas as regiões do Estado de São Paulo é crítico. O avanço da Covid-19, somado aos inúmeros casos de gripes registrados recentemente, diminuiu a doação de sangue em SP. Diante desse cenário, o Governo de São Paulo covoca doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias.

Os tipos sanguíneos que mais estão em falta no estoque das instituições de saúde são: O+, O-, A-, B- e B+. Porém, é urgente reforçar o abastamento de todos os tipos. O apelo foi feito no início da tarde desta domingo, 13 de fevereiro, no perfil do Twitter do Governo de S. Paulo. Veja:

🩸 A diminuição de doações de sangue deixou em situação crítica os hemocentros em todas as regiões do estado. Para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias, o Governo de SP precisa urgentemente de doadores. pic.twitter.com/TvgmTBNvK3

— Governo de S. Paulo (@governosp) February 13, 2022

"Estamos com uma queda importante nas doações de sangue, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados.”, alerta o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Doação de Sangue em SP: quais os critérios?

Os interessados em contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue paulista devem atender aos requisitos abaixo indicados:

Coronavírus e a doação de sangue em SP

A doação de sangue em SP pode ser feita por quem contraiu a doença Covid-19 e também por quem recebeu a vacina contra o coronavírus. Porém, é preciso aguardar um tempo específico, a depender sa situação. Confira abaixo:

Quanto à vacinação contra o coronavírus, orienta-se esperar:

Em caso de resfriado, é preciso aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas para ir fazer a doação de sangue em SP.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

A resposta direta é sim! Porém, quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) só está opto à doação de sangue em SP após 12 meses do procedimento. Se houver condição de avaliação da segurança do procedimento realizado, o prazo cai para 6 meses.

Quem não pode doar sangue?

Existem algumas pessoas temporariamente impedidas de doar sangue. Sendo assim, passado o prazo, a doação de sangue em SP é permitida. É o caso de quem está grávida, amamentando (parto há menos de 1 ano), acabou de ter filho (até 180 se foi cesária), está com herpes labial, quem esteve há menos de 12 meses em alguns estados brasileiros ou países com alta prevalência de malária, entre outras ocasiões.

Algumas pessoas, contudo, nunca poderão ser doador. Entre elas quem tem ou teve um teste positivo para HIV, já teve malária, teve hepatite após os 10 anos de idade, tem doença de chagas, é diabético e faz uso de insulina, teve algum tipo de câncer ou apresenta problemas graves no pulmão, coração, rins ou fígado. Todas as situações impeditivas podem ser consultadas no site da Pró-Sangue.

Doação de sangue em SP: onde ir?

A população pode consultar todos os endereços para a doação no site www.saude.sp.gov.br. Abaixo, a lista dos principais Hemonúcleos para doação de sague em SP:

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil

Leia também

Governadores aceleram reajuste salarial dos servidores antes das eleições 2022
Governo Federal reduz pela metade o número de famílias beneficiadas pelo auxílio-reclusão
Dinheiro esquecido em bancos? Sistema de valores a receber disponível amanhã
Vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência. Entenda
Conheça as quatro capitais com aluguel mais caro em janeiro