Inep lançou nesta segunda-feira (8), o edital do Enem 2023, que foi publicado no Diário Oficial da União; Confira mais detalhes e cronograma completo
Jean Albuquerque Publicado em 08/05/2023, às 20h42
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), lançou nesta segunda-feira (8), edital do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi publicado no Diário Oficial da União.
O cronograma e as regras desta edição já estão disponíveis para consulta. O período de inscrições, que ocorrerá de 5 a 16 de junho, foi anunciado anteriormente, enquanto as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
O Inep também informou nesta segunda os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, juntamente com um edital específico para justificativas de ausência no Enem 2022.
Os candidatos que eram isentos e não compareceram aos dois dias de prova precisavam justificar a falta para participar da edição de 2023 gratuitamente. Os candidatos que tiverem a solicitação ou a justificativa indeferida poderão entrar com recurso até a próxima sexta-feira, dia 12.
O Enem é um exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
O exame é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas como critério único ou complementar dos processos seletivos. Também é utilizado como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies.
As notas do Enem também são aceitas por instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
+ DECISÃO IMPORTANTE do governo beneficia trabalhadores brasileiros
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil