Grupo de trabalho se reuniu nesta terça-feira (14) para discutir pontos da Reforma Tributária 2023; veja modelo da proposta em análise na Câmara
Jean Albuquerque Publicado em 14/03/2023, às 15h50
A reforma tributária 2023 prepara os próximos passos para se tornar realidade. Um grupo de trabalho composto por 12 deputados, sendo coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT), são responsáveis por formular as propostas da reforma para que ela possa andar na Câmara dos Deputados.
Na tarde desta terça-feira (14) eles se reúnem para debater as alterações da reforma em audiência pública e discutir o diagnóstico do sistema tributário vigente. O grupo tem o prazo de 90 para finalizar os trabalhos, podendo pedir prorrogação.
As PECs 45 e 110, tentam reduzir a alta de impostos para a população de baixa renda, que mais sobre com a alta carga tributária aplicada no país, que hoje é concentrada no consumo, prejudicando esse grupo. O governo tem como ideia manter a carga sobre o consumo sem alterá-la, que exige uma alíquota de 25%.
Além da defesa de um "cashback", devolução de dinheiro para os mais pobres. O secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, declarou em evento público, que o "novo modelo tributário prevê sistema de devolução do imposto pras famílias de baixa renda, 'cashback', forma eficiente de fazer política distributiva".
+ Grupo de trabalho debate alterações na Reforma Tributária. Conheça os envolvidos
Saiba abaixo mais detalhes sobre todos os pontos da reforma, segundo levantamento realizado pela Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária:
Substituição de tributos
Imposto Seletivo
IVAs
Carga tributária
Recursos para os municípios
Ganhos apontados pelo governo com a reforma
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil