Nota oficial divulgada pelo governo federal na manhã desta terça-feira (15) afirma que causas do apagão de energia no Brasil estão sendo apuradas
Jean Albuquerque Publicado em 15/08/2023, às 16h45
O Governo Federal divulgou, na manhã desta terça-feira (15) uma nota oficial sobre o apagão de energia no Brasil. Segundo o comunicado, "A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas".
No texto, o Ministério de Minas e Energia (MME), com base nos dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) anunciou que uma situação na rede de operações do Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil durante esta terça-feira (15).
Ainda segundo o comunicado, os estados da região Sudeste também experimentaram os efeitos dessa interrupção. A interrupção ocorreu devido à abertura da interligação entre as regiões Norte e Sudeste, ocorrida às 8h31. As causas dessa ocorrência estão sendo atualmente investigadas.
O processo de recomposição já foi iniciado em todas as áreas afetadas, e até às 9h16, cerca de 6 mil MW já foram restaurados. Além disso, a equipe do MME está trabalhando para normalizar a situação o mais breve possível.
"O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente", acrescenta.
Durante a manhã desta terça-feira (15), o apagão de energia no Brasil resultou em diversas interrupções no fornecimento em várias cidades de 25 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclareceu que o incidente foi motivado por uma ação controlada. De acordo com o ONS, uma "ocorrência" registrada às 8h31 resultou em uma "separação elétrica" no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste.
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil