Imposto de Renda: Receita paga lote residual hoje; Veja quem recebe a restituição do IR

O lote residual da restituição do imposto de renda foi pago hoje, 31 janeiro 2023, pela Receita Federal aos contribuintes que haviam caído na malha fina

Mylena Lira   Publicado em 31/01/2023, às 17h03

Divulgação

O lote residual da restituição do imposto de renda foi pago hoje, 31 janeiro 2023, pela Receita Federal aos contribuintes que haviam caído na malha fina por alguma divergência na declaração de 2022, mas regularizaram as pendências com o Fisco. O crédito bancário será feito para 136.565 contribuintes, no valor total de R$ 368.017.854.

Desse total, R$ 199.291.762 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.069 idosos acima de 80 anos, 20.624 com idade entre 60 e 79 anos, 2.349 com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave e 6.568 que tem a maior fonte de renda vinda do magistério. Foram contemplados ainda 103.955 contribuintes não prioritários.

Para saber se a restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. O pagamento da é feito na conta bancária informada na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

+Cuidado! Golpe do cartão de crédito impede pagamento por aproximação para uso físico

Tinha direito e não foi contemplado? 

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo (conta desativada ou informada errada, por exemplo) o crédito não for realizado na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB. Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones:

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

+Direitos trabalhistas: FGTS pode ser descontado do salário mensal? Entenda

Saiba o que é malha fina

Após ser enviada, a declaração do IR é analisada nos sistemas da Receita Federal, por meio do cruzamento de informações obtidas por outras entidades, como instituições financeiras, empresas e planos de saúde, por exemplo, que também prestam conta com o Fisco.

Caso seja encontrada alguma diferença entre os dados repassados pelo cidadão e os informados pelas entidades, a declaração é separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal. Popularmente, porém, é conhecida como "malha fina".

restituição do imposto de renda fica retida enquanto a declaração está em Malha Fiscal. A pendência pode ser sanada apresentando os documentos que comprovem que a informação inserida na declaração estava correta ou por meio de uma declaração retificado para corrigir o dado enviado errado ou incompleto. 

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Imposto de Renda
Sociedade Brasil