Bancos já liberaram os informes de rendimentos do IR 2023; prazo para envio da declaração começou nesta quarta-feira (15); Veja os detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 15/03/2023, às 14h08
Os bancos tinham até 28 de fevereiro para liberar os informes de rendimentos do IR 2023 (Imposto de Renda). Já o prazo de envio da declaração começou nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 31 de maio.
Os documentos liberados pelo Bradesco, Itaú e Banco do Brasil se trata e um documento e essencial no período da declaração do Imposto de Renda. Os bancos costumam enviá-lo para seus clientes, mas ele também pode ser emitido pelo contribuinte.
Ele traz o registro das movimentações bancárias de uma pessoa física no período entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de um determinado ano. Veja abaixo o que o informe documenta:
+ Imposto de Renda: veja lista TODOS os documentos necessários e evite multas
Este documento é emitido pela empresa e é referido como fonte de pagamento no relatório. Bancos, corretoras e outras instituições financeiras geralmente enviam relatórios de receita por e-mail ou os fornecem em aplicativos, ou serviços bancários online.
Mas é possível acessá-lo por meio do aplicativo da instituição financeira ou no internet banking, se houver dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com sua agência. Já os servidores públicos federais podem ter acesso ao documento por meio da plataforma Gov.br.
Caso as regras não sejam alteradas em 2023, o contribuinte que pretende utilizar o sistema da Receita Federal precisa seguir os seguintes passos:
Por meio do portal ou fazendo o download do programa, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só requer acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil