Reunir os documentos necessário para o envio da declaração do Imposto de Renda evita que o contribuinte caia na malha filha; prazo começou hoje (15)
Começa hoje (15) o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, que finaliza no dia 31 de maio. Saber a lista de documentos necessários facilita a realização do procedimento e evita possíveis multas.
Para este ano, a Receita Federal divulgou novas regras para a entrega de IR. Com isso, no primeiro dia de entrega será disponibilizada a declaração pré-preenchida. O Fisco estimativa receber até 39,5 milhões de declarações até o fim do prazo.
Outra novidade se trata da prioridade no recebimento da restituição para os brasileiros que optarem pelo modelo pré-preenchido ou receber o valor por meio da chave PIX, desde seja o CPF.
Chegado o momento de realizar a declaração, o cidadão deve reunir todos os documentos dos rendimentos tributáveis que precisam ser declarados, independente de ter ou não havido retenção na fonte pagadora ao longo de 2022. Veja abaixo:
LEIA TAMBÉM
Se o contribuinte fez a declaração do IR em 2022, também é necessário informar o número do documento e ter uma cópia completa.
+ Imposto de Renda 2023: prazo começa nesta quarta (15); saiba como declarar
No dia 28 de fevereiro, empregadores, bancos, instituições financeiras, e empresas de plano de saúde, liberaram os informes de rendimentos. Veja abaixo o que o contribuinte precisa ter em mãos:
Se houver, é necessário também incluir os informes de rendimentos de dependentes.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.