Patologias agravadas pelo exercício de atividade ou adquirida no exercício da função podem ser eletivas para receber a isenção do Imposto de Renda 2022
JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 31/01/2022, às 20h03
Muitos aposentados desconhecem que podem ter direito à isenção do Imposto de Renda 2022 e não usufruem do benefício. Os servidores públicos aposentados das esferas federal, estadual e municipal, podem ser favorecidos.
Mas para conseguir a isenção do IR existem regras estabelecidas pelo órgão federal. Esse público precisa atender a critérios e condições de saúde. Algumas doenças já se enquadram nesta modalidade, como doenças cardíacas, entre outras patologias desconhecidas da maior parte do público.
+ Veja os gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda 2022
Patologias que são desencadeadas ou agravadas pelo exercício de atividade ou adquirida em função de condições ambientais, também estão na lista. Veja:
Muitos aposentados servidores públicos ao longo do desempenho das atividades laborais já apresentaram esses tipos de patologias. O benefício estende a qualquer aposentado portador de algumas doenças, inclusive aqueles beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para obter a isenção do Imposto de Renda 2022 para aposentados, é preciso observar alguns pontos. Confira condições que se enquadram e garantem o acesso ao benefício. A isenção deve retroagir à data do diagnóstico, não precisa ser aposentado por invalidez, aqueles que recebem pensão por morte têm direito a isenção.
Para os servidores públicos aposentados o requerimento da isenção pode ser realizado por meio de abertura de chamado no Portal do Servidor na aba “RH Responde”, bem como clicar na opção Isenção de Imposto de Renda. É necessário o envio dos documentos mencionados, cópia de Identidade, CPF e um contracheque para comprovação na condição de aposentado.
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos
Sociedade Brasil