MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Doação do Imposto de Renda 2022 para organizações; saiba como fazer

Pode ser destinado da doação do imposto de renda 2022 até 6% dos impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso

Doação do Imposto de Renda 2022 para organizações; saiba como fazer
Doação do Imposto de Renda 2022 para organizações; saiba como fazer - Freepik

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 26/01/2022, às 19h23 - Atualizado às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes na modalidade pessoa física podem destinar até 6% à doação do imposto de renda 2022 do que pagarão à Receita Federal para organizações. O prazo para realizar a ação termina em abril de 2022. 

Ao realizar a declaração, é possível fazer a doação de parte do imposto para fundos sociais espalhados por todo o país, que destinam recursos para organizações espalhadas por todo o país. Parte deles são controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idodo e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Saiba como destinar recurso para organizações; entenda 

Por meio da doação do imposto de renda 2022 pode ser destinado até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso. Ao realizar a declaração do IR no sistema da Receita Federal, o contribuinte pode seguir alguns passos até finalizar a doação. Veja:

  • Preencher ficha de “Doações Diretamente na Declaração”
  • Escolher o modelo completo da declaração
  • Sistema emitirá Darf  a ser pago até o prazo da declaração

No preenchimento da ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, o cidadão deve informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. Há a possibilidade de escolher para qual fundo será destinada a doação, podendo ser na esfera de atuação nacional, estadual ou municipal. 

Logo após, o contribuinte deve escolher o modelo completo da declaração e esperar o sistema emitir o Darf (Documento de Arrecadação da Receita Federal), que deve ser pago sem parcelamento até o último dia de entrega da declaração. 

De acordo com informações da Receita Federal, todos os documentos referentes à declaração de impostos de renda e comprovantes de Darf precisam ser arquivados pelo prazo de cinco anos. 

Não optou pela escolha da organização? Veja como recurso é destinado

No caso da doação para os fundos sem informar a escolha para uma organização específica, o valor arrecadado chega às instituições por meio de editais para submissão de projetos a serem financiados pelo fundo. 

Anteriormente, a Receita realizava ações de abordagem a pessoas nas ruas no intuito de garantir que esse tipo de recurso chegasse até as instituições, o que representava o percentual de 85% das doações. Com a pandemia e o distanciamento social e as medidas de proteção contra o vírus, esse tipo de ações deixaram de acontecer. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.