MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Declaração do imposto de renda 2022: veja os prazos

Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita

Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita
Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita - Agência Brasil

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 24/01/2022, às 20h51 - Atualizado em 26/01/2022, às 23h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Muitos brasileiros ainda têm dúvida ou não sabem como fazer a declaração do imposto de renda 2022. No passado, o informe só poderia ser feito apenas por um contador. A Receita Federal vem modernizando o serviço e liberou um programa para realizar a declaração de 2022. 

Por meio do portal oficial do órgão, o contribuinte pode ter acesso ao programa, informar os dados necessários e realizar o envio. Precisa declarar os rendimentos o cidadão que recebeu rendimentos tributáveis em 2021 no caso de valores superiores a R$28.559,70 ou ganho de R$ 40 mil em rendimentos isentos, aqueles que não são tributáveis ou tributados na fonte. 

Como fazer a declaração do IR 2022?

O contribuinte que pretende usar o sistema da Receita Federal para realizar a operação precisa seguir alguns passos. Veja como fazer: 

Por meio do portal, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital. 

Prazos para declaração do imposto de renda 2022

Os contribuintes que desejam realizar a declaração do imposto de renda 2022 têm o prazo para Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) entre 02 de março e 30 de abril. Para realizar a operação é necessário estar atento aos dados de preenchimento, bem como informar todos os gastos realizados no ano anterior. A sonegação de informações pode resultar em fraude, gerando multa e outros problemas no futuro. 

Afinal, o que é o Imposto de Renda 2022?

O imposto de renda 2022 é um tributo de categoria federal que incide sobre a renda do brasileiro. Todos os anos, esse tipo de declaração precisa ser feita no sentido de informar os ganhos e controlar a administração do crescimento patrimonial daqueles que o declaram. 

Ainda tem o intuito de avaliar se as cobranças dos impostos são compatíveis com a renda do contribuinte. Neste caso, a Receita Federal poderá devolver os valores ou cabe ao contribuinte realizar o pagamento, se o valor dos impostos cobrados foi menor do que o devido. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.