MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Declaração do imposto de renda 2022: veja os prazos

Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 24/01/2022, às 20h51 - Atualizado em 26/01/2022, às 23h10

Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita
Contribuinte pode realizar declaração do imposto de renda 2022 no próprio sistema da Receita - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Muitos brasileiros ainda têm dúvida ou não sabem como fazer a declaração do imposto de renda 2022. No passado, o informe só poderia ser feito apenas por um contador. A Receita Federal vem modernizando o serviço e liberou um programa para realizar a declaração de 2022. 

Por meio do portal oficial do órgão, o contribuinte pode ter acesso ao programa, informar os dados necessários e realizar o envio. Precisa declarar os rendimentos o cidadão que recebeu rendimentos tributáveis em 2021 no caso de valores superiores a R$28.559,70 ou ganho de R$ 40 mil em rendimentos isentos, aqueles que não são tributáveis ou tributados na fonte. 

Como fazer a declaração do IR 2022?

O contribuinte que pretende usar o sistema da Receita Federal para realizar a operação precisa seguir alguns passos. Veja como fazer: 

Por meio do portal, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital. 

Prazos para declaração do imposto de renda 2022

Os contribuintes que desejam realizar a declaração do imposto de renda 2022 têm o prazo para Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) entre 02 de março e 30 de abril. Para realizar a operação é necessário estar atento aos dados de preenchimento, bem como informar todos os gastos realizados no ano anterior. A sonegação de informações pode resultar em fraude, gerando multa e outros problemas no futuro. 

Afinal, o que é o Imposto de Renda 2022?

O imposto de renda 2022 é um tributo de categoria federal que incide sobre a renda do brasileiro. Todos os anos, esse tipo de declaração precisa ser feita no sentido de informar os ganhos e controlar a administração do crescimento patrimonial daqueles que o declaram. 

Ainda tem o intuito de avaliar se as cobranças dos impostos são compatíveis com a renda do contribuinte. Neste caso, a Receita Federal poderá devolver os valores ou cabe ao contribuinte realizar o pagamento, se o valor dos impostos cobrados foi menor do que o devido. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.