Lula nem tomou posse ainda, mas já se reuniu com o presidente da Argentina; confira

Presidente argentino seguiu a tradição de visitar o presidente eleito brasileiro, que foi quebrada durante a gestão Bolsonaro

Victor Meira   Publicado em 31/10/2022, às 17h26

Divulgação Governo da Argentina

Após a definição do 2º turno das eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em um hotel em São Paulo, próximo da região da Avenida Paulista. Este é o primeiro compromisso oficial de Lula após a vitória nas urnas. 

Fernández publicou um vídeo, em suas redes sociais, com ele abraçando Lula. “Todo meu amor, admiração e respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca”, publicou o argentino na publicação.

¡Felicitaciones @LulaOficial! Tu victoria abre un nuevo tiempo para la historia de América Latina. Un tiempo de esperanza y de futuro que empieza hoy mismo.

Acá tenés un compañero para trabajar y soñar a lo grande el buen vivir de nuestros pueblos. pic.twitter.com/ozfyBVpk4f

— Alberto Fernández (@alferdez) October 30, 2022

Ontem (30) mesmo, Fernández, assim como outros líderes mundiais, enviou felicitações pela vitória de Lula no 2º turno. “Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina”, escreveu também no Twitter. “Aqui tem um companheiro para trabalhar e sonhar”, escreveu.

Todo mi amor, mi admiración y mi respeto, querido compañero. Tenemos un futuro que nos abraza y nos convoca.@LulaOficial pic.twitter.com/XEbKPI42O0

— Alberto Fernández (@alferdez) October 31, 2022

+Com Lula na presidência, o Auxílio Brasil de R$ 600 será mantido em 2023?

Outras autoridades cumprimentaram Lula pela eleição

Além do presidente argentino, o presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Lula e afirmou que vai unir forças com ele para combater desafios comuns.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, demonstrou felicidade com o resultado das eleições no Brasil. 

Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que está ansioso para trabalhar com o futuro presidente: "O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", afirmou.

+Vitória de Lula: saiba como é feita a transição presidencial

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória.

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ressaltou que o país está de portas abertas e elogiou o processo eleitoral. Por meio de nota, o líder da maior potência econômica do mundo disse: "envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir".  

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil