Mesmo com pedido de Bolsonaro, Guedes diz que aumento nos salários dos servidores é complicado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destaca que o reajuste nos salários dos servidores é uma questão complicada em período eleitoral

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/12/2021, às 09h50

Antônio Cruz/Agência Brasil

Em mais de uma oportunidade, o presidente Jair Bolsonaro pediu para o ministro da Economia, Paulo Guedes, analisar a possibilidade de oferecer um aumento nos salários dos servidores públicos. A última tentativa foi realizada na última terça-feira (14), quando o presidente junto com o ministro da Justiça, Anderson Torres, pressionou um reajuste salarial para a área da segurança pública.

Em uma reportagem da jornalista Carla Araújo, do portal UOL, Guedes disse que “não é o momento oportuno” para debater um aumento geral nos salários dos servidores por causa das eleições. Ele ainda reforça que a equipe econômica deve ser responsável e não deixar a conta para os governos seguintes. 

Guedes confirmou que se reuniu com Torres no início da semana para debater um reajuste para a categoria policial e que ela está sendo discutida de forma transparente. 

“Estamos conversando, pode até se fazer reestruturação, uma reforma, mas tem que ser um negócio específico, muito localizado e muito limitado em números”, explica o ministro da Economia. 

Mesmo com o pedido de Bolsonaro, Guedes é resistente em conceder um aumento salarial para os servidores. Mas ainda assim, o ex-banqueiro já pediu para a equipe econômica estudar alternativas para atender ao menos uma parte da categoria, que é base eleitoral do presidente. 

“Não é um ano, estamos em plena temporada eleitoral, para alguém ficar jogando responsabilidades nos governos seguintes (...) ou tentar dar aumento de salário para ganhar eleição. Isso é complicado”, analisa Guedes. 

O ministro relata que as decisões populistas, como aumento salarial para todos os servidores, podem desencadear uma grande crise econômica com a irresponsabilidade fiscal. Entretanto, ele pondera que o caso dos funcionários da área da segurança pública é específico, assim abre margens para analisar a proposta.

“Eles [policiais] têm a sensação de que os governos [anteriores] deixaram haver uma defasagem muito grande”, afirma.

Apesar de defender uma reestruturação mais ampla com a reforma administrativa na carreira de qualquer servidor público, Guedes admitiu que está procurando soluções, com o pedido do ministro da Justiça, para melhorar a carreira policial.

+++Acompanhe as principais informações sobre o funcionalismo público no JC Concursos

Leia também

Bolsonaro pede para Guedes analisar reajuste salarial para servidores da área de segurança pública
Apesar da promessa de Bolsonaro, novo orçamento de 2022 não prevê reajuste salarial de servidores; Entenda
Projeto de Lei prevê isenção do IR para servidores das áreas da saúde e segurança pública; Entenda
Concurso do IPE Saúde RS encerra inscrições hoje; confira horário
Concurso do IPE Saúde RS tem inscrições prorrogadas; veja novo prazo