Ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante passagem por município na Bahia, disse que retomará obras de 170 mil imóveis do Minha Casa Minha Vida
Jean Albuquerque Publicado em 13/02/2023, às 16h14
Durante passagem por Santo Amaro da Purificação, na Bahia, neste sábado (11), para vistoriar imóveis do Minha Casa Minha Vida, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o programa retornará 170 mil imóveis e em breve terá nova previsões para lançamento de novas unidades habitacionais.
As habitações vistoriadas serão entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (14). A expectativa é de que Lula possa assinar uma ordem de serviço para a retomada de mais de 5 mil obras paradas do programa no país.
Costa declarou que no município baiano "seguimos essa estratégia para concluir as obras rapidamente e poder entregar logo as casas à população. Vamos fazer o mesmo em cidades de todo o país. Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários”.
A visita ao Estado foi acompanhada do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da prefeita da cidade, Alessandra Gomes. As vistorias foram realizadas nas obras dos residenciais Vida Nova Santo Amaro e Vida Nova Sacramento.
Foram realizadas no local obras de pavimentação asfáltica, pintura externa, revisão de telhados, e serviços de poda de plantas e limpeza da área externa. Os residenciais possuem 684 unidades habitacionais.
+ Salário mínimo 2023 já tem data para o primeiro reajuste
O ministro também informou que 170 mil moradias em todo o país, estão com mais de 90% de concluídas. Ele disse que esteve em janeiro na localidade e viu que o condomínio estava concluído há seis anos, a obra iniciada pelo governo Dilma foi deixada de lado.
“Retiraram até a segurança do local e aí furtaram quadro de luz, vaso sanitário, entre outras coisas. A determinação do presidente Lula é agilizar os consertos e entregar todos os imóveis”, disse Costa.
Simultaneamente serão entregues imóveis, além de Santo Amaro da Purificação. A ideia da equipe de governo é que ministros do governo Lula estejam nos outros locais e ocorra uma comunicação com o presidente por meio de um link ao vivo.
Para avançar na entrega de imóveis com obras avançadas, o governo planeja firmar parcerias com estados e municípios. “Estamos discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios, que são mais rápidos na execução desses serviços de reparos, executem esses serviços", afirmou.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil