Entender como funciona o esquema Rei do Pix é importante para não acabar virando réu em ação penal por ser cúmplice dos golpistas em crime de estelionato. Jovem foi preso hoje no DF
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 05/07/2022, às 19h11
Você já ouviu falar no esquema Rei do Pix? Perfis em redes sociais usam esse nome para oferecer dinheiro fácil aos usuários. A proposta pode parecer tentadora, pois a promessa é fazer a grana render 10x mais, mas não caia nesse tipo de isca porque poderá responder pelo crime de estelionato, que tem pena de reclusão de até cinco anos.
Entender como funciona o esquema é importante para saber identificar a situação ao se deparar com ela na internet e não acabar virando réu em ação penal por ser cúmplice dos criminosos. O esquema funciona da seguinte maneira: o indivíduo pede que o cidadão transfira certa quantia via Pix e, em troca, receberá o valor multiplicado por 10 em poucos minutos.
Um perfil no instagram promete converter:
O delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, Thiago Chinellato, explicou à Folha de S.Paulo que a ação é realizada por golpistas e o dinheiro é proveniente de crimes, como clonagem de cartão ou contas hackeadas. Assim, os criminosos recebem um valor menor, mas lícito, e transferem quantia retirada da vítima.
Basicamente, o Rei do Pix usa terceiros para conseguir trocar dinheiro "sujo" das contas e cartões clonados por dinheiro "limpo", vindo de contas bancárias regulares. Alguns tentam maquiar o procedimento, vendendo o serviço como uma opção de investimento via Pix ou mesmo forma de burlar os "robôs" do Pix. Porém, outros golpistas não escondem como operam o esquema e, se for provado que você sabia da fraude, poderá ser preso por estelionato.
Veja abaixo alguns dos anúncios nas redes sociais:
Rei é rei e só existe um !! Provando ao vivo meu trabalho. pacotes on via WhatsApp: 21981851132 ou clique no link que vai direto pra lá: https://t.co/gQJ7dOltva pic.twitter.com/5iN5C3YF5g
— REI DO PIX TA DE VOLTA 👑🤑 (@reidop4x) April 12, 2022
🤑🤑🤑 pic.twitter.com/Nw0DFaI0W5
— rei do pix🤑 (@pix_milionar_io) June 5, 2022
+Imposto de renda pode ficar mais barato pelos próximos cinco anos; Entenda
Nesta terça-feira, 5 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um jovem de 22 anos que dava golpe há 4 anos. Ele estava desempregado e, ultimamente, atuava com o esquema do Rei do Pix, também conhecido como Pix Premiado.
Os agentes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PCDF prenderam o criminoso envolvido em golpes com transferências via Pix após cumprirem mandado de busca e apreensão em uma residência da Cidade Ocidental, no Entorno do DF.
Vale ressaltar que o Rei do Pix nem sempre faz a transferência prometida e simplesmente fica com o dinheiro de quem arriscou fazer parte do esquema. Outra fraude relatada recentemente por algumas pessoas também relacionada ao sistema Pix é o golpe do agendamento.
Você já deve ter visto a possibilidade de agendar a transferência de determinada quantia via Pix. Ocorre que golpistas viram nessa opção uma forma de lesar vítimas: eles contratam serviços ou compram produtos, mas ao invés de pagarem na hora, programam a transferência para data futura.
+Reajuste salarial: aprovado piso fixo para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Na sequência, manipulam o comprovante com aplicativos de edição de imagem para omitir o agendamento e enviam ao vendedor como se a transferência já tivesse sido feita. Assim, conseguem o produto, mas na sequência cancelam o agendamento e a pessoa que já entregou o item fica no prejuízo, sem receber o dinheiro. Algumas atitutes podem evitar cair nesse golpe:
Vale ressaltar que o comprovante de transferência Pix sempre contém os seguintes dados: número de ID ou transação; valor da transação; data e hora; descrição da transação; informações do destinatário; e dados do pagador. Na ausência de qualquer uma das informações, desconfie porque pode ser o golpe do Pix agendado ou outra forma de lesionar você.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil