A validação bancária no gov.br amplia segurança dos contribuintes e evita fraudes contra cofres públicos
REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 07/03/2022, às 17h49 - Atualizado às 19h14
A plataforma gov.br passa a exigir validação bancária, a partir desta segunda-feira (7), para aumentar o nível de segurança dos processos. A atualização será feita nas atividades que envolvem o acesso de informações sigilosas ou pagamento de benefícios pelo governo federal. Atualmente, as pessoas que estão com valores a receber do Banco Central precisam fazer a validação para realizar o saque.
A medida amplia a segurança na identificação do contribuinte e evita fraudes contra os cofres públicos e ao próprio cidadão. Qualquer pessoa que tenha uma conta no gov.br já obtém o nível bronze automaticamente.
Ao fazer a atualização por meio da validação bancária ou facial, o usuário obtém o nível prata e passa a acessar serviços que são considerados sensíveis ou visados para fraudes, como, por exemplo, alguns do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Caso tenha valores a receber nos bancos, conforme consulta prévia oferecida pelo Banco Central, será necessário obter o nível Prata no gov.br para consultar o valor e solicitar a transferência. O mesmo acontecerá se desejar utilizar a opção de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física no e-CAC da Receita Federal.
A plataforma gov.br está integrada a sete instituições financeiras do país, são elas: Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul. Todas as pessoas com contas nestas instituições podem entrar no gov.br e acessar 'Seu banco' para fazer a validação bancária.
Nem a plataforma tem acesso a dados bancários do cidadão, nem o banco acessado recebe informações das pessoas que constam nos órgãos do governo federal. A integração das sete instituições financeiras ao portal serve para qualificar a conta do cidadão a partir da conferência de dados já existentes em ambas as partes, aumentando a segurança.
+++ Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos
Sociedade Brasil