MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba como sacar o “dinheiro esquecido” no Valores a Receber

Segundo o Banco Central, quase 26 milhões de brasileiro e mais de 250 mil empresas podem sacar o dinheiro esquecido nos próximos dias

Saiba como sacar o “dinheiro esquecido” no Valores a Receber
Saiba como sacar o “dinheiro esquecido” no Valores a Receber - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/03/2022, às 09h49 - Atualizado em 02/04/2022, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central (BC) retomou o calendário de consulta e saques do "dinheiro esquecido" em instituições financeiras. Neste sábado (02), quem nasceu até 1967 já pode agendar a retirada dos recursos no sistema dos Valores a Receber, que foi criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais. 

De acordo com o BC, 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas entraram no sistema de consultas para verificar se tem saldo disponível em alguma instituição. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Para você não ficar perdido ou com dúvidas, o JC Concursos preparou um tutorial de como agendar o saque para receber o dinheiro esquecido. Confira abaixo o passo a passo para realizar o saque do dinheiro esquecido: 

  1. Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. 
  2. Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no próprio site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. 
  3. Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
  4. Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
  5. Clicar na opção indicada pelo sistema: "Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição. "Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.