CCj da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (14), projeto que cria Procons Virtuais para atendimento ao público; Saiba todos os detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 14/09/2023, às 18h42
Mais uma ótima notícia para os consumidores brasileiros, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14) a criação de Procons virtuais.
O Projeto de Lei 7124/17, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), propõe a possibilidade dos consumidores registrarem as suas queixas pela internet. Além disso, conseguir resolver o conflito sem a necessidade de ir até um escritório do órgão estadual.
O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), relator da proposta, emitiu seu parecer, indicando a constitucionalidade do texto com alguns ajustes técnicos. O projeto passou por uma análise conclusiva e agora pode seguir para o Senado, a menos que haja um recurso para votação pelo Plenário.
De acordo com o texto aprovado, o consumidor tem o direito de receber atendimento não presencial por parte dos serviços públicos de proteção e defesa do consumidor.
Além disso, a proposta estipula que os órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor devem criar um sistema de resolução de conflitos por meio de meios eletrônicos. Isso reflete a crescente importância da tecnologia na facilitação da resolução de questões relacionadas aos direitos do consumidor.
+ Custo de Vida sob controle? Alimentos e bebidas seguram inflação, aponta Ipea
Atualmente, por meio da plataforma consumidor.gov.br, os consumidores conseguem apresentar queixas de maneira virtual. No entanto, é fundamental que a empresa mencionada na reclamação esteja previamente cadastrada na plataforma.
O procedimento funciona da seguinte forma: o consumidor registra sua reclamação, e a empresa em questão tem um prazo de até 10 dias para analisar e fornecer uma resposta.
Posteriormente, o consumidor dispõe de até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, indicando se sua queixa foi devidamente solucionada ou não.
Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição.
Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto.
Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.
Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil