Governador de Minas Gerais Zomeu Zema (Novo), aliado de Bolsonaro, declarou apoio aos textos da reforma tributária que estão em análise na Câmara
Jean Albuquerque Publicado em 21/03/2023, às 15h20
A reforma tributária, em discussão na Câmara dos Deputados, ganhou apoio de um grande aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).
O encontro entre o coordenador de trabalho da proposta deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) o integrante do grupo deputado Newton Cardoso Jr (MDB-MG) com Zema e o prefeito de Belo Horizonte, Faud Noman (PSD) ocorreu nesta segunda-feira (20).
Sobre a reforma, Zema afirmou que concorda com os textos que estão em análise na Casa. Além de defender a necessidade de simplificar o sistema tributário no país. "Precisamos fazer com que quem trabalha e produz fique aplicando o seu tempo, os seus esforços, na atividade. E não tentando entender esse manicômio tributário que foi criado aqui”.
Noman que também participou do encontro e declarou apoio as PECs 45 e 110 (Proposta de Emenda à Constituição) disse que o momento político é favorável à aprovação do texto. O deputado Reginaldo Lopes destacou que o apoio do prefeito é sinônimo de que os textos estão alinhados com as preocupações das grandes cidades.
O coordenador de trabalho da proposta afirmou que "ele [Noman] gostou da transição que nós estamos propondo para a manutenção do nível de arrecadação dos subnacionais, dos estados e dos municípios. Quando ele estava como secretário de Fazenda e foi debatida a reforma tributária, ele tinha essa preocupação. Então ele sentiu muita confiança", afirmou.
Para que a medida possa avançar na Câmara, o grupo de trabalho irá receber a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta terça-feira (21) para uma audiência pública para tratar do aspecto federativo da reforma. Amanhã (23) serão ouvidos especialistas em administração tributária.
Saiba abaixo mais detalhes sobre todos os pontos da reforma, segundo levantamento realizado pela Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária:
Substituição de tributos
Imposto Seletivo
IVAs (Imposto Sobre Valor Agregado)
Carga tributária
Recursos para os municípios
Ganhos apontados pelo governo com a reforma
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil