Seguro-desemprego ampliado para resgatados do trabalho escravo. Entenda

Proposta do seguro-desemprego ampliado propõe benefício para trabalhadores resgatados do trabalho escravo; medida segue para análise dos deputados

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 01/02/2022, às 18h40

Agência Brasil

Durante todo o ano de 2021, o Ministério Público do Trabalho resgatou 1.671 trabalhadores vítimas do trabalho escravo no país. O órgão federal informou no último dia 27 de janeiro, que recebeu 1.415 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores ano passado, um número 70% maior em comparação a 2020. Medidas como o seguro-desemprego ampliado para os resgatados beneficia os trabalhadores que tiveram os seus direitos violados.  

O Projeto de Lei de Lei 3168/21 que tramita na Câmara dos Deputados altera a Lei do Seguro-Desemprego ao propor um aumento de três para seis parcelas, no valor mensal de um salário mínimo, R$ 1.212 em 2022, o seguro-desemprego ampliado destinado a quem for resgatado, em decorrência de fiscalização, do trabalho em condição análoga à escravidão. O mesmo benefício será pago ao resgatado do tráfico de pessoas.

+ Seguro-desemprego sofre reajuste em 2022. Saiba como calcular

Seguro-desemprego ampliado para resgatados; Saiba mais 

A ampliação do benefício elimina também a atual vedação do recebimento do benefício por uma mesma pessoa, em situação similar, nos 12 meses seguintes à concessão da primeira parcela. De acordo com o texto de autoria do deputado Carlos Veras (PT-PE), a pessoa resgatada deverá encaminhada para qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho por meio do Sine (Sistema Nacional do Emprego), os recursos para o pagamento do seguro-desemprego ampliado serão provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

“O ideal é que ninguém seja submetido ao trabalho análogo ao de escravo ou ao tráfico de pessoas. Entretanto, na ocorrência desses crimes – o que, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil –, cabe-nos garantir a adequada assistência às vítimas”, afirmou o autor da proposta.

Proposta do benefício para trabalhadores resgatados em análise  

O Projeto de Lei em andamento segue sugestão do Ministério Público do Trabalho feita em audiência pública realizada em agosto de 2021, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

A proposta tramita em caráter conclusivo e posteriormente será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

 

Sociedade Brasil

Leia também

Foi demitido? Saiba como investir dinheiro da rescisão trabalhista
Governo avalia reduzir impostos sobre combustíveis. Entenda
INSS realiza pagamento, com valor atualizado, para quem recebe mais de um salário mínimo
Caixa libera consulta ao saldo do abono salarial (PIS e Pasep) nos aplicativos; Confira
Não caia no golpe do Auxílio Brasil: é fake mensagem que circula no WhatsApp