Semana de Conciliação será promovida entre os dias 7 e 11 de novembro e visa resolver conflitos levados à Justiça de forma mais célere e consensual
Mylena Lira Publicado em 17/10/2022, às 21h13
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, de 7 a 11 de novembro de 2022, a 17ª Semana Nacional de Conciliação, que tem como mote neste ano: "Menos conflitos e mais recomeços". Será uma ótima oportunidade para quem tem processo pendente na Justiça e interesse em acelerar a conclusão fazer um acordo de maneira consensual.
A Semana acontece simultaneamente nos tribunais da Justiça estadual, federal e da do trabalho. São as próprias cortes que selecionam os processos com possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas, a fim de solucionarem o conflito, mas o CNJ preparou peças visuais com o objetivo de disseminar a ideia da conciliação.
Nesta segunda-feira (17), o CNJ reforçou a campanha em seus redes sociais. Na postagem, o órgão ressalta que "a decisão de conciliar só depende das partes de um processo. E o melhor: sem a necessidade de passar pelo desgaste emocional de um conflito que pode durar um longo período". Confira a publicação:
✅ A decisão de conciliar só depende das partes de um processo. E o melhor: sem a necessidade de passar pelo desgaste emocional de um conflito que pode durar um longo período. É possível entrar em acordo em todas as esferas de Justiça. https://t.co/8Af2NmScaS pic.twitter.com/eVwWiZ8DjS
— CNJ (@CNJ_oficial) October 17, 2022
+Pagamento antecipado: auxílios caminhoneiro e taxista serão depositados amanhã (18)
Realizada todo ano, a iniciativa é um esforço coletivo do Poder Judiciário para conciliar o maior número possível de processos em todo o país. A meta da Semana é resolver os conflitos em menos tempo, com menos burocracia e com contribuição das partes envolvidas.
Segundo a Agência Brasil, durante o ano de 2021, foram realizadas mais de 1,9 milhão de audiências de conciliação e assinadas mais de 24,6 milhões de sentenças. Entre os tipos de litígios que podem ser resolvidos nessas audiências estão:
+Estudantes podem pagar parcelas do FIES com Auxílio Brasil? Entenda
Vale lembrar que a conciliação é possível durante todo o ano e não apenas na semana de campanha. Os interessados podem procurar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) para agilizar o processo de encerramento de conflitos.
No vídeo abaixo, o CNJ fornece mais informações sobre a conciliação, que tem a mesma validade jurídica de uma decição judicial, pois é homologada por um juiz. Assista:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil