MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pagamento antecipado: auxílios caminhoneiro e taxista serão depositados amanhã (18)

Beneficiários dos auxílios caminhoneiro e taxista vão receber amanhã, 18 de outubro, a quarta parcela da ajuda financeira que será repassada até dezembro. Confira quem recebe

Caminhoneiro sorri ao volante
Caminhoneiro sorri ao volante - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/10/2022, às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Beneficiários dos auxílios caminhoneiro e taxista vão receber amanhã, 18 de outubro, a quarta parcela da ajuda financeira criada de forma emergencial por conta da alta do preço dos combustíveis. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), o calendário de pagamento foi antecipado para permitir uma parcela extra em dezembro para motoristas de táxi.

Os profissionais vão embolsar R$ 1.000,00 nesta terça, quantia que seria paga, originalmente, apenas no dia 22, no próximo sábdo. O dinheiro é depositado em conta poupança social digital criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo depósito.

A movimentação do dinheiro pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem, o mesmo que permitia o uso do Auxílio Emergencial e dá acesso ao Auxílio Brasil. Pelo app, é possível compra em lojas virtuais cadastradas, pagar contas domésticas e transferir a quantia para qualquer conta bancária, sem taxas.

+Estudantes podem pagar parcelas do FIES com Auxílio Brasil? Entenda

Quem recebe os auxílios caminhoneiro e taxista?

Tem direito ao Benefício Caminhoneiro os transportadores autônomos de carga devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) ativos na data de 31 de maio de 2022.

Além disso, recebem aqueles que não tiverem registro de atividade/operação de transporte de carga em 2022, mas fizeram a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC até as 18h do dia 7 de outubro. Quanto aos taxistas, ganham os que foram cadastrados pelas prefeituras até 14 de outubro.

Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na validade e CPF regular junto à Receita Federal são alguns dos requisitos para os profissionais conseguirem os benefícios, que não são pagos de forma acumulada. Também não faz jus ao crédito:

  • Quem tinha idade inferior a 18 anos ou aquele que, com 16 anos, não era emancipado oficialmente em 31 de maio de 2022;
  • Titulares de CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou do auxílio-reclusão de que trata o art. 80 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991;
  • Titulares de benefício por incapacidade permanente para o trabalho (BPC ou invalidez);
  • Caminhoneiros com cadastro suspenso ou pendente na ANTT.

+Caixa Pra Elas vai disponibilizar R$ 1 bilhão em crédito para mulheres; Saiba quando

Região sudeste concentra mais beneficiários

Ao todo, 631.491 motoristas receberam os Auxílio Taxista e Benefício Caminhoneiro no mês passado. Conforme balanço divulgado pelo MTP, a região Sudeste concentra o maior número de beneficiários contemplados pelo último lote. Nos dois casos, o repasse para a região representa mais de 50% do total destinado aos profissionais de todo o país. Veja:

  • São Paulo: 59.944 ganharam o auxílio taxista e 100.258, o voucher caminhoneiro;
  • Rio de Janeiro: 54.722 taxistas e 21.234 motoristas de caminhão; e
  • Minas Gerais: 28.996 motoristas de táxis receberam e 46.514 caminhoneiros ganharam.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.