Tentativas de fraude on-line somam prejuízo de R$ 5,8 bilhões em 2021

Celulares registraram um maior índice de tentativas de fraude com 5,6% do total de pedidos, segundo o Mapa da Fraude

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 02/02/2022, às 19h56 - Atualizado às 19h57

Freepik

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia antifraude ClearSale, divulgada nesta quarta-feira (2) revelou que as tentativas de fraude em sites de comércio eletrônico, vendas diretas, serviços financeiros e de telecomunicações somaram um prejuízo de R$ 5,8 bilhões em 2021, o que representa um avanço de 58% sobre a soma apresentada em 2020. 

Entre as transações, a categoria de celulares registrou um maior índice de tentativas de fraude com 5,6% do total de pedidos, segundo o Mapa da Fraude, que analisou mais de 375,5 milhões de transações na internet. Em seguida, estão os produtos eletrônicos, com 5,1% e automotivos com 3,13%.

+ Vazamento de chaves Pix: saiba como se proteger

Maior índice de tentativas de fraude por região. Entenda

Quando analisado o perfil das tentativas de fraude por região no Brasil, algumas regiões ganham destaque. Veja lista:

De acordo com a pesquisa, o público masculino sofreu mais tentativas de golpe, o que representa 3,03%, seguido do feminino com 1,36%. O perfil que chama mais a atenção dos fraudadores são as pessoas com até 25 anos. 

Algumas datas comemorativas costumam aquecer as vendas tanto no mercado das lojas físicas quanto no on-line. Alguns períodos apresentaram um maior índice de golpes, são eles: Dia das Crianças 2,52%, Dia dos Pais 2,25%, Natal 2,11%, Dia dos Namorados 1,97% e Dia das Mães 1,91%. 

Serviços que impulsionaram tentativas de golpe

outros serviços ajudaram a compor o montante do valor oriundos de fraudes no e-commerce. Entre eles, os serviços financeiros: bancos, financeiras, fintechs e administradoras de cartões de crédito. Segundo a pesquisa, entre 35 milhões de propostas analisadas, 1 milhão eram fraudulentas, representando 3,3% de todas as transações. Os golpes considerados mais comuns foram os envolvendo abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e crédito direto ao consumidor (CDC) por meios digitais.

Já o setor de telecomunicações teve um índice de fraudes ainda maior. De 16 milhões de propostas e contratos analisados, a ClearSale conseguiu identificar 876 mil tentativas de fraude, o que chega a 5,1% do total. 

Como evitar fraudes em compras na internet? Entenda 

Para evitar as tentativas de fraude, e não cair no golpe que produz prejuízos milionários, é preciso tomar algumas precauções. Confira lista:  

Ter cuidado com as transações on-line pode evitar o consumidor a passar por situações desagradáveis. As dicas listadas acima ajudam a evitar golpes na hora de realizar compras na internet. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

 

Sociedade Brasil

Leia também

Crescimento da indústria: 2021 fecha em alta após dois anos. Entenda
Desabamento da obra do metrô: quem será responsabilizado? Entenda
Caso Moise: qual a pena aplicada para os suspeitos de cometer o crime?
Novo ensino médio: como vai funcionar para os estudantes? Entenda
Bolsonaro promete reajuste salarial para todos os servidores públicos… Mas só em 2023; Entenda