Descubra por que as pessoas mentem no LinkedIn, quais são as fraudes mais comuns em currículos e como os RHs de concursos e bancas examinadoras identificam inconsistências
Se você já se perguntou por que as pessoas mentem no LinkedIn, saiba que essa é uma prática mais comum do que parece, inclusive entre concurseiros.
Pressão por qualificação, insegurança e desejo de se destacar são alguns dos principais motivos. No entanto, esse tipo de estratégia pode comprometer sua aprovação antes mesmo da etapa de entrevistas.
O LinkedIn se tornou uma vitrine profissional, mas nem todos os perfis são o espelho da realidade. Entre exageros e invenções completas, há um padrão de mentiras que se repete — e pode ser facilmente descoberto pelas bancas examinadoras.
Candidatos costumam exagerar suas funções em experiências anteriores. Mas, uma simples checagem com ex-gestores ou colegas de trabalho pode revelar a verdade.
LEIA TAMBÉM
Dizer que é fluente em inglês ou expert em ferramentas como Excel, Power BI ou Canva pode parecer inofensivo, mas testes práticos e entrevistas técnicas expõem rapidamente quem mentiu.
Informar MBAs inexistentes ou cursos curtos como se fossem especializações pode parecer um detalhe, mas os RHs públicos pedem comprovantes oficiais e têm acesso a instituições de ensino para verificação.
Ajustar os períodos de emprego para eliminar espaços em branco no currículo é uma prática comum. Porém, basta uma análise da carteira de trabalho ou contato com as empresas para descobrir o erro.
Diversos motivos explicam por que as pessoas mentem no LinkedIn:
Em concursos, a verificação é rigorosa. Veja como os RHs dos órgãos públicos e as bancas descobrem fraudes:
Mentir em um processo seletivo, especialmente no setor público, pode levar à eliminação imediata ou até anulação da posse, caso você seja aprovado. Mesmo informações aparentemente inofensivas, como um curso não comprovado, podem prejudicar sua credibilidade. É melhor investir tempo em qualificação real do que arriscar todo o seu esforço.
Agora você entende por que as pessoas mentem no LinkedIn e como isso pode impactar diretamente sua jornada rumo ao serviço público. Evite atalhos perigosos. Construa um histórico profissional verdadeiro e foque em se preparar de forma consistente para os concursos. A verdade, neste caso, não apenas liberta: ela aprova.
+++Acompanhe as principais informações sobre o Brasil no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.