Veja como fazer o download do programa do Imposto de Renda 2022

A declaração do Imposto de Renda 2022 começou hoje (7) e a Receita Federal disponibiliza quatro versões do programa IRPF: Windows, Mac, Linux e Multiplataforma. Confira passo a passo para instalar o sistema

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 07/03/2022, às 15h16 - Atualizado às 15h32

Divulgação

Chegou o dia de começar a declarar os ganhos obtidos em 2021 e não cair na malha fina. A Receita Federal já liberou o download do programa do Imposto de Renda 2022 e o JC Concursos ensina o passo a passo para instalar o sistema de forma adequada no computador. O site da RF disponibiliza quatro versões e o usuário deve escolher a que corresponde ao sistema operacional da sua máquina (Windows, Mac, Linux e Multiplataforma). Confira o procedimento para Windows:

Após clicar em "Baixar Programa", botão verde disponível na página do IRPF 2022, será iniciado o download do programa do Imposto de Renda 2022. Ao abrir o sistema, o contribuinte vai se deparar com a tela que confirma se deseja permitir que o aplicativo faça alterações no seu dispositivo. Basta clicar em "Sim" e, na próxima janela, novamente escolher a opção "Sim" para continuar com a instalação.

O próximo passo será escolher o local de destino onde o IRPF2022 deverá ser instalado. Caso não selecione uma pasta específica, será direcionado para "Arquivos de Programas". Uma sugestão é criar uma pasta chamada Imposto de Renda 2022 antes de iniciar o download. Assim, ao chegar nessa etapa, basta clicar no botão "Procurar" e indicar a pasta específica, facilitando a localização posteriormente. Depois, clique em "Avançar" e, na tela seguinte, "Avançar" mais uma vez, caso esteja de acordo com as configurações.

Na sequência, será exibida e preenchida a barra verde, conforme o avanço do download do programa do Imposto de Renda 2022. A frase "Instalação concluída" mostra que o procedimento foi realizado com sucesso! Nessa última tela, o campo "Criar atalho na Área de Trabalho" é preenchido automaticamente, mas é possível tirar a seleção. Clique em "Concluir". Prontinho, agora é só abrir o programa e começar a declarar os rendimentos do ano passado. Confira abaixo a tela inicial ao abrir o programa:

Este ano, o prazo para a entrega da declaração vai até as 23h59 de 29 de abril. A Receita espera receber mais de 34 milhões de declarações.

Imposto de Renda 2022: instabilidade no sistema

Muitos contribuintes não conseguiram baixar o programa IRPF 2022 por conta de instabilidade no sistema tanto no portal da Receita Federal quanto no aplicativo "Meu Imposto de Renda", por meio do qual também é possível declarar os ganhos de 2021. O app está disponível para smartphone com sistema operacional Android (neste link) ou iOs (aqui).

“Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade” disse a Receita, por meio de nota. Contudo, o JC Concursos tentou baixar o programa no início desta tarde e a mensagem " Não é possível aceder a este site" continua. O cidadão consegue acessar o site inicial, mas esbarra na frase ao clicar no botão verde para baixar o sistema.

A Receita Federal afirmou que trabalha para resolver o problema e recomenda que os contribuintes aguardem e tentem fazer o download “novamente mais tarde.” Vale ressaltar, ainda, que a declaração do imposto de renda também pode ser preenchida de forma 100% online pelo site e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), sem precisar baixar ou instalar nenhum programa.

Quem precisa fazer o Imposto de Renda 2022?

A Receita Federal estima receber 34,1 milhões de declarações até o final do prazo, que neste ano será o dia 29 de abril. De acordo com as novas regras da Receita Federal, é obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual a pessoa que:

Atenção: o cidadão que recebeu Auxílio Emergencial ou Auxílio Brasil no ano passado e, somados os valores dos benefícios aos demais rendimentos tributáveis, como o salário, ultrapassou o limite de R$ 28,5 mil estará obrigado a apresentar declaração do Imposto de Renda 2022. Isso porque os auxílios pagos pelo governo para amenizar prejuízos causados pela pandemia são considerados rendimentos tributáveis.

LEIA TAMBÉM:
+Imposto de Renda 2022: contribuintes já podem preparar documentos para declaração
+Veja os gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda 2022

Imposto de Renda: rendimentos tributáveis - Trabalho

Imposto de Renda: rendimentos tributáveis - Aluguel

Imposto de Renda: rendimentos tributáveis - Pensão

Outros rendimentos tributáveis no IR 2022

Veja abaixo mais alguns rendimentos tributáveis que devem constar na declaração do Imposto de Renda 2022:

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Sociedade Brasil

Leia também

Sisu 2022: prazo para realizar matrícula na primeira chamada termina hoje (08)
Imposto de Renda 2022: sindicato dos auditores alertou sobre falhas no sistema. Entenda
Auxílio Brasil: Governo inclui mais um benefício para grupo de beneficiários; Saiba quem foi ajudado
Boletim Focus: Mercado financeiro projeta oitava alta seguida da inflação em 2022