Entenda a situação sobre os beneficiários do Bolsa Família caso eles consigam emprego e o seu nível de renda ultrapassar R$ 218 por pessoa na família
Victor Meira Publicado em 10/03/2023, às 17h07
No dia 02 de março, o governo federal anunciou o novo Bolsa Família. O principal programa social do Brasil está com novas regras para receber o benefício. Dessa forma, milhões de brasileiros ainda têm dúvidas sobre o funcionamento, um deles é a relação entre emprego e Bolsa Família. Diante disso, o JC Concursos reuniu informações para tirar essa dúvida.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, participou de uma entrevista para o canal de TV fechada GloboNews. Ele comentou sobre as novas regras do Bolsa Família e a sua relação com o emprego.
+Reforma Tributária prepara próximos passos para aprovação do IVA
Dias destacou que o programa social conta com um sistema para apoiar os beneficiários a conseguirem um emprego, mas se ele ultrapassar o nível de renda máximo, o beneficiário não terá mais acesso ao programa social.
Contudo, ele ressalta que a medida visa estimular as pessoas a conseguirem trabalho com carteira assinada que, caso percam o emprego, podem retornar ao Bolsa Família sem precisar retornar para a fila.
"Muitos dizem que as pessoas não querem assinar carteira [de trabalho] porque vão perder o Bolsa Família. Agora, na Medida Provisória, isso acaba. Porque o mecanismo é: ganha menos de R$ 218 por pessoa na família, entrou no Bolsa Família. Começou a trabalhar, assinou a carteira, eles comunicam para o Ministério do Desenvolvimento Social e a pessoa sai do Bolsa Família. Lá na frente essa pessoa perdeu emprego e continuou no CadÚnico, e ela vai continuar no cadastro, e não está recebendo o, ao perder o emprego, nós somos comunicados, ele volta ao BF sem precisar passar pela da fila, é automaticamente", explicou.
+Uber público? Prefeitura SP lança aplicativo para transporte individual
O ministro explica que a medida busca incentivar o emprego e o empreendedorismo, proporcionando a oportunidade para aqueles que recebem o Bolsa Família de trabalhar e, se necessário, retomar o auxílio posteriormente.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil