MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Uber público? Prefeitura SP lança aplicativo para transporte individual

Segundo a prefeitura SP, o “Uber público”, o novo app de transporte individual, não terá a cobrança de tarifa dinâmica e ainda promete pagamento mais vantajosos para os motoristas

Uber público? Prefeitura SP lança aplicativo para transporte individual
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/03/2023, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A prefeitura de São Paulo já conseguiu cadastrar cerca de 2,3 mil motoristas no MobizapSP, aplicativo público para transporte individual de passageiros que será implantado na cidade, semelhante aos serviços oferecidos pela Uber e 99. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), eles estão aptos a iniciar as operações.

A prefeitura aponta que a proposta é “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo”. 

+Reajustes na educação puxa inflação para cima em fevereiro; veja quem foi o vilão do seu bolso

Uma das diferenças entre as plataformas privadas é que não há cobrança de tarifa dinâmica para os passageiros, e os motoristas são melhor remunerados. Além disso, a taxa de administração é fixa em 10,95%, enquanto no mercado privado varia entre 40% e 60%, de acordo com a prefeitura. Cerca de 20 mil usuários já se cadastraram com interesse em utilizar o novo sistema.

Por enquanto, está sendo formada a base de dados do MobizapSP e o início da operação será definido a partir desses registros.

Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. Ter algo na coisa pública que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo. É um grande passo”, disse o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, durante o anúncio, nessa quinta-feira (9), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

+Há prazo para sacar dinheiro esquecido? Cerca de 7 milhões já resgataram R$ 228 milhões

O aplicativo tem como foco viagens que partem da cidade de São Paulo, mas o destino pode ser escolhido pelo cliente, podendo incluir outras cidades. Depois do cadastro do motorista, a plataforma estará disponível para os usuários nos sistemas operacionais Android e iOS. Os pagamentos das corridas podem ser realizados com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.