PEC Emergencial aprovada!!! Como ela pode afetar a vida dos servidores?

A PEC Emergencial criou mecanismos de controle fiscal para o governo federal diminuir os gastos nos próximos anos

Redação   Publicado em 18/03/2021, às 10h38 - Atualizado às 15h03

Agência Brasil

Na última terça-feira (16), a Câmara dos Deputados promulgou a PEC Emergencial 186/2019 (Proposta de Emenda à Constituição), cujo objetivo é diminuir os gastos públicos federais para evitar um colapso fiscal . Uma das características da PEC é restringir as contratações de funcionários, aumento ou congelamento de salários quando as despesas do governo atingirem 95% do orçamento ou quando o país entrar em estado de calamidade pública. Vale destacar que o documento já está em vigor. 

Como a diminuição dos investimentos em órgãos estatais, contratações de novos servidores por meio de concursos, aumento de salários e progressão na carreira podem ser afetados com a PEC Emergencial? 

A equipe do JC Concursos aponta o que vai mudar na prática com a aprovação da PEC Emergencial na vida dos servidores públicos.

Quando o governo federal tiver despesas acima de 95% das receitas, ele fica proibido de adotar as seguintes medidas:

Apesar da PEC Emergencial ter abrangência apenas em órgãos federais, ela pode interferir nas relações trabalhistas de servidores das esferas municipais e estaduais. Embora não seja obrigatório os estados e prefeituras aderirem, caso eles não se adequem ao modelo de contenção de gastos de até 85% das receitas, a União pode negar empréstimos, renegociação de pagamentos e nem contrair novas dívidas com órgãos federais. 

Há uma estimativa no Ministério da Economia de que se o governo federal continuar com o ritmo de gastos atual, a União chegará a relação de 95% dos gastos com a receita em 2024. Caso a estimativa esteja correta, o gatilho da PEC Emergencial é acionado automaticamente.

Leia também

Entidade afirma que quase 30 milhões ficarão sem auxílio em 2021
Com aprovação da PEC Emergencial, Lira espera que auxílio seja liberado
“Governo já pode editar MP do auxílio emergencial” diz presidente do Senado
"Cumprimos o nosso dever e viabilizamos o auxílio", afirma Lira sobre PEC Emergencial
Câmara conclui votação da PEC Emergencial para agilizar auxílio