Quais os 3 idiomas mais influentes no mundo? Veja os diferenciais para o currículo

Para quem busca mais oportunidades no mercado de trabalho, falar outro idioma faz toda a diferença

Victoria Batalha   Publicado em 06/01/2023, às 08h44 - Atualizado às 08h51

Freepik

Falar mais de um idioma traz diversas vantagens, principalmente se você quer conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho que está tão globalizado, cheio de opções e chances de trabalhar no exterior ou em multinacionais.

Tanto que quando é oferecido uma vaga, uma das exigências básicas é o conhecimento em uma segunda língua, principalmente o inglês. É algo tão importante, que um estudo realizado pela Page Personnel mostrou que 60% das vagas oferecidas pedem o inglês. 

Para quem está curioso, atualmente, os três idiomas mais influentes no mundo na atualidade são:

Por que falar outro idioma?

As vantagens são inúmeras, mas falar um segundo idioma além de tornar você diferente dos demais concorrentes, mostra sua capacidade de aprender e também de estudar, o que pode fazer com que o recrutador te veja como alguém dedicado. 

Além disso, quem fala outro idioma pode receber salários maiores. É o que disse uma pesquisa salarial realizada pela Catho, que mostrou que profissionais que possuem fluência em inglês recebem entre 47% a 52% a mais do que os colegas que não conhecem uma segunda língua.

Outro ponto é que você terá acesso a mais conteúdo em outros idiomas, aumentando o seu repertório e conhecimento na área na qual atua. 

Candidatos que conhecem outro idioma também se tornam opções interessantes para multinacionais, onde possuem uma pluralidade de origens e profissionais, além de que fazem contatos e negociações com pessoas de outros países. Ter alguém assim em suas equipes pode fazer toda a diferença. Para quem sonha em trabalhar no exterior, ter fluência em outro idioma é o que pode estar faltando em seu currículo. 

Porém, não é apenas o inglês, espanhol e chinês que são importantes. O mercado de trabalho ainda valoriza e procura por profissionais que saibam se comunicar em francês e alemão, que são países fortes comercialmente e que oferecem diversas oportunidades.