O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e isso significa que ela piora com o tempo. Veja medidas para evitar o avanço dessa doença incapacitante
Glícia Lopes Publicado em 11/08/2022, às 16h21
As principais informações sobre o Alzheimer apontam que esta é uma doença genética causada pelo acúmulo lento e progressivo de uma proteína chamada beta-amilóide no cérebro. Essa proteína é produzida naturalmente durante o exercício cerebral, mas o órgão possui formas naturais de eliminar a substância do organismo, evitando seu acúmulo.
Se houver um excesso na produção da beta-amiloide ou ela não for eliminada completamente, a proteína pode se aglomerar e formar placas em algumas das áreas mais vulneráveis do cérebro, levando à disfunção e degeneração de neurônios e outras células cerebrais. Uma forte característica do mal de Alzheimer é que é uma doença degenerativa e, neste caso, é difícil renovar as funções do órgão.
Por isso, se a doença tem início no cérebro aproximadamente de 15 a 20 anos antes, quando a pessoa atingir a idade entre 45 e 55 anos, precauções devem ser tomadas o quanto antes. É importante que se adote as medidas de prevenção antes do surgimento dos sintomas, já que a capacidade de regeneração do cérebro é baixa. Assim, tornaria a medida mais eficaz.
+++ AVC: SUS vai receber tecnologia contra a doença; conheça os principais sintomas de AVC
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e isso significa que ela piora com o tempo. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o distúrbio apresenta quatro estágios, são eles:
O indicado para que se obtenha uma maior eficácia na prevenção é que as medidas de prevenção do Alzheimer sejam iniciadas o quanto antes, ao mínimo sinal da doença, para evitar a incapacitação do indivíduo. Para isso, deve-se adotar as seguintes medidas:
+ Leia também: Alzheimer: saiba quais são os primeiros sintomas da doença
A demência é uma das condições que afetam os pacientes com Alzheimer. Ela é uma das principais responsáveis pela redução drástica da independência e autonomia das pessoas que possuem doenças neurodegenerativas. Para saber mais sobre fatores de risco e formas de prevenção da demência, acesse o Blog Medcel e fique por dentro do assunto. Lá você também vai poder conferir tudo sobre concursos, especialidades, títulos, notícias e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos