Conheça a dieta dos jogadores e outros atletas de alta performance

A dieta dos jogadores e outros atletas de alta performance é baseada em nutrientes que têm a capacidade de turbinar o organismo para melhorar o rendimento. Veja quais

Glícia Lopes   Publicado em 08/12/2022, às 08h31

Pixabay

Para atender às demandas físicas que suas profissões exigem, a dieta dos jogadores e de outros atletas de alta performance precisa ser rigorosa e bem controlada. Isso envolve monitorar a ingestão de nutrientes essenciais, bem como o excesso destes, tudo isso para que o desempenho destes profissionais seja garantido, sobretudo, por meio da alimentação, parte importante do processo.

A alimentação é nossa principal fonte de energia. Desse modo, se um atleta não consumiu quantidade suficiente de carboidratos, por exemplo, importante fonte de energia para o corpo, dificilmente ele terá disposição para um treino ou competição. Levando isso em conta é que a alimentação dos jogadores e outros atletas é baseada em nutrientes que têm a capacidade de turbinar o organismo para melhorar o rendimento.

Os alimentos capazes de melhorar o rendimento dos jogadores e outros atletas de alta performance são baseados na ingestão adequada de:

+++ Falta de ferro: conheça os riscos e como aumentar a concentração de ferro no organismo

Alimentos importantes na dieta dos jogadores e outros atletas de alta performance

Carboidratos

Batatas doces: ricas em carboidratos e vitaminas A e C, que são antioxidantes e ajudam na remoção de radicais livres do organismo. Reduzem a pressão arterial, aumentando a saúde do coração. Também são ricas em vitaminas e minerais como ferro, manganês e potássio.

Massas: parte importante no fornecimento de energia, se consumida de forma adequada. O corpo em atividade queima constantemente gordura e proteína e os carboidratos cumprem a função de combustível para que o corpo continue ativo. A opção de massa influencia nessa função, sendo melhor a integral, que contém menos açúcar.

Aveia: contém bastante carboidratos em sua composição, aumentando o fornecimento de energia para o corpo, além de ser rica em fibras, que promovem maior saciedade. Também ajudam a prevenir doenças cardíacas.

Proteínas

Carnes, ovos, leite e derivados: ricos em proteínas, oferecem a estrutura necessária para que o corpo funcione bem, além de garantir a construção e recuperação da massa muscular, evitando a perda de músculo.

Feijões e legumes: não possuem gordura saturada e contém fibras, aumentando a sensação de saciedade.

Salmão: possui gorduras saudáveis, proteína magra para a construção dos músculos e ácidos graxos como o ômega-3 que auxilia na redução da inflamação provocada pelo excesso de atividade física. também promove a limpeza das artérias, ajudando a combater doenças cardíacas.

Gorduras

Nozes: ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes como a vitamina E. Ajudam a equilibrar o açúcar no sangue e ajudam na permanência da energia dos carboidratos por mais tempo no organismo. Contém anti-inflamatórios que diminuem o colesterol ruim e reforçam a saúde óssea.

Óleo de linhaça e coco: são outros tipos de gorduras “boas”, monoinsaturadas. O óleo de linhaça possui ômega-3, também anti-inflamatório, além de fibras e proteínas. Já o óleo de coco tem em sua composição triglicéridos, que auxiliam na resistência física.

Azeite de oliva: outra gordura boa, contém propriedades anti-inflamatórias, que ajudam na recuperação do corpo.

Vitaminas e minerais

Vegetais escuros como espinafre, couve, brócolis, couve-flor e couve de bruxelas: têm propriedades antioxidantes, são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o rendimento físico, com a presença de vitaminas A, K e B6 e cálcio, que são anti-inflamatórias. O ferro presente nesses alimentos fornecem mais oxigênio aos músculos.

+++ Pele oleosa? saiba quais alimentos ajudam a diminuir a oleosidade da pele

Trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável?

Confira esta dica de artigo do Blog da Medcel. Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos