A dengue impacta o Brasil há décadas, mas muitas pessoas ainda não conseguem identidicar as diferenças entre mosquito da dengue e pernilongo. Elas podem ser notadas no voo e picada
Pedro Miranda Publicado em 26/12/2022, às 23h58
A dengue impacta o Brasil há décadas. Já sabemos quais sintomas procurar e como combater a capacidade do mosquito Aedes aegypti de transmitir a doença. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre um mosquito transmissor da dengue e um comum, como o pernilongo, muriçoca, entre outros nomes espalhados pelos estados.
Existem muitas razões para essa confusão, incluindo o fato de que tanto os mosquitos transmissores quanto os não transmissores da dengue são fáceis de identificar. Diferentes famílias de mosquitos originam os mosquitos da dengue e do pernilongo. O Aedes aegypti, mosquito da dengue, pertence à família Culicidae.
Já o pernilongo pertence à família Culex quinquefasciatus. Ambas as espécies podem ser facilmente identificadas em repouso ou durante o voo, pois as cores variam entre si. O mosquito Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas, e tamanho de 3 a 4 milímetros. O pernilongo tem o tamanho de 5 a 7 milímetros e uma coloração uniforme marrom.
+++ Mal de Alzheimer: especialistas estudam medicamento para retardar a doença
O pernilongo e o Aedes aegypti voam de maneira diferente. Enquanto o pernilongo voa lentamente e com o conhecido zumbido, o mosquito da dengue é mais rápido e silencioso. O pernilongo costuma atacar entre 9h e 13h. Já os pernilongos, por sua vez, agem à noite, a partir das 18h.
Os mosquitos da dengue não deixam marcas nem causam coceira das picadas. Eles também são portadores da febre chikungunya, da febre amarela e do zica vírus. Todos eles colocam ovos em água parada, mas os mosquitos da dengue põem ovos na água limpa e em locais diferentes. O pernilongo coloca os ovos juntos em água suja, poluída em forma de jangada.
Veja formas de prevenção do mosquito da dengue e cuidados com a doença.