O concurso INSS encerra as inscrições na próxima segunda-feira (3). Até a prova, que acontece em 27 de novembro, confira alimentos que REALMENTE turbinam cérebro
Glícia Lopes Publicado em 29/09/2022, às 09h05
Ser aprovado em um concurso público demanda muito estudo que, por sua vez, requer uma boa memória, além de muita concentração. Para te ajudar nesta missão, o JC preparou este conteúdo com alimentos que realmente turbinam o cérebro, para você que vai estudar para um dos concursos mais aguardados do país, o concurso INSS.
A fim de “treinar” o seu cérebro para responder a esta atividade de alta performance, que é participar de um concurso público, é importante investir nos alimentos certos. Alguns deles fornecem uma boa quantidade de nutrientes que estimulam e fortalecem nosso sistema operacional orgânico. É o caso da ômega-3, da vitamina K e das vitaminas do complexo B, que têm função importante na melhora cognitiva.
Além de escolher os alimentos certos, é importante adotar hábitos adequados para potencializar os efeitos dos nutrientes como:
+++ Sobrecarga no trabalho pode desenvolver doenças físicas; conheça algumas delas
Peixes de água fria, linhaça e chia: estes são alguns dos alimentos que contém ótimas quantidades de ômega-3, nutriente conhecido pelo seu potencial para a saúde do cérebro. O salmão, truta, sardinha e atum são boas fontes deste nutriente que combate a oxidação do cérebro e melhora a comunicação entre os neurotransmissores, aumenta a rapidez de resposta e armazenamento de informações pelo cérebro.
Cúrcuma: é uma boa fonte de curcumina, uma substância que aumenta a capacidade de memória pelo organismo. A cúrcuma tem poder anti inflamatório, que atua na região cerebral, evitando o desgaste do órgão. Também ajudam na revitalização do cérebro, ajudando na criação de novos neurônios, melhorando o funcionamento cerebral.
Beterraba: pesquisadores descobriram recentemente que os nitratos, presentes em abundância na raiz da beterraba, são capazes de melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, contribuindo para o bom desempenho cognitivo.
Grãos integrais: alimentos como aveia, granola, arroz e pães, possuem boa quantidade de fibras integrais, que ajudam a proteger o cérebro e a melhorar o desempenho do órgão devido à presença de vitaminas do complexo B. O zinco presente nestes alimentos também ajudam a evitar o envelhecimento cognitivo e devem acompanhar todas as refeições.
Vegetais verde-escuros: vegetais como brócolis, espinafre, rúcula, agrião e couve, por exemplo, são fontes de vitamina K e ácido fólico, importantes agentes para a saúde do cérebro. A vitamina K melhora a memorização, enquanto o ácido fólico, em parceria com a vitamina B12, melhoram a função cognitiva, combatendo o cansaço e rejuvenescendo o cérebro. Também possuem vitamina C, nutriente antioxidante que ajuda a limpar os radicais livres do organismo.
+++ Transtornos alimentares afetam 10 milhões de brasileiros. Saiba se você tem o problema
Já vimos que muito tempo dedicado às telas pode gerar um grande problema para os nossos olhos, certo? Então, que tal aprender como otimizar o tempo que dedicamos à leitura? Seja no papel, ou nas telas, a concentração pode fazer com que esqueçamos a tarefa simples de piscar os olhos. Confira esse artigo sobre como ler mais rápido e melhor, no Blog da Medcel. Além desse material, você encontra tudo sobre concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a área médica. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos