Os distúrbios alimentares estão associados a diversas doenças psiquiátricas e podem levar à morte caso não sejam tratados. Conheça alguns sintomas
Glícia Lopes
Publicado em 28/09/2022, às 14h22 - Atualizado em 01/12/2022, às 08h55
A distorção da imagem é o principal fator para o desenvolvimento de transtornos alimentares. É por meio da preocupação excessiva com o ganho de peso e de uma autoestima extremamente baseada na aparência física que podem ser observados indícios para o diagnóstico dos distúrbios alimentares, sendo os principais a compulsão alimentar, a anorexia e a bulimia.
Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas que têm como principais características mudanças obsessivas na dieta ou em comportamentos que envolvem a alimentação. Qualquer mudança significativa no consumo ou em como o corpo absorve os alimentos afeta a saúde física e mental de uma pessoa, favorecendo o adoecimento.
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Psiquiatria, mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por algum tipo de transtorno alimentar. Só no Brasil, esse número corresponde a 5% da população, afetando 10 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os jovens a incidência é maior e atinge 10% do grupo no Brasil.
+++ Sobrecarga no trabalho pode desenvolver doenças físicas; conheça algumas delas
LEIA TAMBÉM
Tanto a anorexia nervosa quanto a bulimia têm maior prevalência entre os jovens, sendo as mulheres as mais suscetíveis a esses distúrbios. A anorexia, por exemplo, é uma das mais comuns entre o público da faixa etária entre 12 e 17 anos. Já a bulimia é mais comum no início da idade adulta. A compulsão alimentar, no entanto, pode ocorrer a qualquer momento da vida.
Na anorexia nervosa, as pessoas restringem sua dieta, geralmente começando com uma dieta regular, onde essa restrição vai aumentando com o tempo, levando a uma perda de peso significativa. O jejum repetido e intensivo também faz parte das características apresentadas pela doença e, muitas vezes, os distúrbios da anorexia provocam a desnutrição, com a privação de nutrientes fornecidos pela alimentação.
Já na bulimia, com frequência, a pessoa que possui este distúrbio acaba comendo em excesso em pouco tempo, geralmente com rapidez e, logo em seguida, utiliza os que os profissionais chamam de "métodos compensatórios" para evitar o ganho de peso, incluindo vômitos, uso de laxantes e diuréticos. Este comportamento envolve grande sentimento de culpa e de fuga da realidade.
+++ Transtorno bipolar: saiba como identificar e lidar com a doença
Os principais sintomas da anorexia nervosa incluem uma dieta rigorosa ao longo do tempo, além da fixação obstinada por embalagens de produtos e pela contagem de calorias, o que favorece o isolamento de familiares e amigos, evitando o consumo de alimentos próximo a eles. Se pesar com frequência e a medição constante do corpo também são sintomas da anorexia. Isso tudo associado ao elevado sofrimento psíquico deste indivíduo.
Como já exemplificado, os sintomas da bulimia são comer em excesso, rapidamente, e o desejo e ato de colocar a comida para fora por meio da indução do vômito ou outros métodos. Fazer jejum prolongado após a ingestão excessiva de alimentos é também um sinal do transtorno. Realizar atividades físicas em excesso é um fator em comum entre os distúrbios da anorexia e bulimia.
Diante disso, é importante que os transtornos alimentares sejam detectados, diagnosticados e tratados o mais rápido possível, pois podem levar a outros problemas de saúde que levam à morte, como obesidade, desnutrição, imunodeficiência pela falta de nutriente e, inclusive, o suicídio. A anorexia nervosa, por exemplo, é o transtorno psiquiátrico que mais mata, pois envolve complicações físicas, como alterações cardiovasculares, sofrimento psíquico e suicídio.
*com base em informações do Ministério da Saúde
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.