Concurso Anater: saiba mais sobre o processo seletivo
Foi publicado, nesta sexta-feira, 26 de dezembro, o edital de abertura de inscrições do novo concurso Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). O certame já conta com contrato assinado com a banca desde o dia 9 de setembro. As remunerações iniciais variam de R$ 7.203,98 a R$ 12.484,40, já considerando benefícios. As inscrições serão recebidas no período de 2 a 5 de janeiro.
Embora a previsão inicial fosse de 150 vagas e cadastros, a Anater oferecerá apenas 32 vagas imediatas para contratações em caráter temporário, sendo 3 para quem possui ensino médio e 29 para nível superior.
No caso de ensino médio, todas as três vagas são para o cargo de assistente nível III, com remuneração inicial de R$ 7.203,98, considerando salário de R$ 3.903,98, auxílio-refeição de R$ 1.800 e auxílio alimentação de R$ 1.500. Além disso, os aprovados ainda contam com direito de reembolso de plano de saúde de R$ 2.200. Além da escolaridade, os interessados devem possuir seis meses de experiência em atividades administrativas e operacionais, na execução de processos de apoio nas áreas internas e externas.
Para este cargo, a lotação será nas seguintes cidades:
Linhares ES
Governador Valadares MG
Mariana MG
Para nível superior, a distribuição das vagas será feita da seguinte forma:
analista técnico nivel I - 23 vagas
analista técnico nível II - 6 vagas
Para analista técnico nível I, a remuneração inicial é de R$ 11.222,54, considerando salário de R$ 7.922,54, auxílio refeição de R$ 1.800 e auxílio alimentação de R$ 1.500. Além disso, os aprovados ainda contam com direito de reembolso de plano de saúde de R$ 2.200.
Para analista técnico nível II, a remuneração inicial de R$ 12.484,40, considerando salário de R$ 9.184,40, auxílio refeição de R$ 1.800 e auxílio alimentação de R$ 1.500. Além disso, os aprovados ainda contam com direito de reembolso de plano de saúde de R$ 2.200.
Para todos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Para todos os analistas, a lotação das vagas será em Brasília DF
No caso de analista I, as vagas serão distribuídas por 11 perfis, da seguinte forma:
perfil 1 - 4 vagas
perfil 2 - 1 vaga
perfil 3 - 8 vagas
perfil 4 - 1 vaga
perfil 5 - 1 vaga
perfil 6 - 3 vagas
perfil 7 - 1 vaga
perfil 8 - 1 vaga
perfil 9 - 1 vaga
perfil 10 - 1 vaga
perfil 11 - 1 vaga
Para analista II serão três perfis:
perfil 12 - 4 vagas
perfil 13 - 1 vaga
perfil 14 - 1 vaga
O edital não indica o tempo de duração dos contratos.
Concurso Anater: veja as exigências específicas dos analistas
PERFIL 1 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Administração Pública, Relações Internacionais, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Políticas Públicas, Ciências do Estado, Economia, Ciências Sociais Aplicadas, Psicologia, Serviço Social, Relações Internacionais ou Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas ou projetos sociais de desenvolvimento socioeconômico regional, desenvolvimento rural, direitos humanos, agricultura familiar ou arranjos produtivos locais; c) Mínimo de 6 meses de atuação em projetos sociais, preferencialmente em órgãos responsáveis pela política agrária, de desenvolvimento rural ou direitos humanos ou de atuação em assessorias técnicas independentes; d) Disponibilidade para viagens.
PERFIL 2 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação, Jornalismo, Comunicação Institucional, Comunicação Organizacional, Comunicação Digital, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com o planejamento, criação, gestão, interação e análise de métricas de conteúdo para meios digitais; c) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com elaboração de textos, cartilhas ou outros documentos de comunicação institucional de empresas ou instituições públicas; d) Disponibilidade para viagens.
PERFIL 3 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Sociologia e Gestão de Políticas Públicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas a regularização fundiária gestão ambiental ou prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a agricultores familiares e assentados da reforma agrária; c) Mínimo de 6 meses de experiência de atuação em projetos de desenvolvimento rural ou meio ambiente na Amazônia Legal; e/ou d) Mínimo de 6 meses de experiência profissional na elaboração de relatórios e subsídios técnicos na área de atuação; e/ou e) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com foco em análise, monitoramento e avaliação de políticas públicas utilizando ferramentas e informações geoespaciais; e/ou f) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em projetos de restauração florestal, manejo sustentável de reserva legal; Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), manejo florestal comunitário; sistemas agroflorestais, projetos de desenvolvimento socioeconômico, e/ou reflorestamento, preferencialmente na Amazônia Legal; e/ou g) Mínimo de 6 meses de experiência em gestão de projetos, preferencialmente em órgãos responsáveis pela política agrária ou meio ambiente na Amazônia Legal, h) Disponibilidade para viagens e realizar atividades de campo.
PERFIL 4 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito ou Sociologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em mediação de conflitos fundiários e/ou ambientais, preferencialmente na Amazônia Legal;c) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em assessoria a organizações ambientais, da agricultura familiar, reforma agrária e/ou povos e comunidades tradicionais, preferencialmente na Amazônia Legal; e/ou d) Mínimo de 6 meses de experiência profissional na elaboração de relatórios e subsídios técnicos na área de atuação; e) Disponibilidade para viagens e realizar atividades de campo.
PERFIL 5 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com processos formativos de técnicos, utilizando metodologias participativas; c) Mínimo de 6 meses de experiência profissional na elaboração de relatórios e subsídios técnicos na área educacional; d) Mínimo de 6 meses de experiência na implementação e/ou execução de políticas de formação para agricultores familiares e/ou assentados da reforma agrária, preferencialmente na Amazônia Legal; e/ou e) Disponibilidade para viagens e realizar atividades de campo.
PERFIL 6 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Agronomia, Agroecologia ou Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas ou projetos sociais de direitos humanos ou de atendimento a comunidades tradicionais ou agricultores familiares, preferencialmente na Amazônia Legal; e/ou c) Mínimo de 6 meses de experiência em implantação e/ou gestão técnica de projetos; d) Disponibilidade para viagens e realizar atividades de campo.
PERFIL 7 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Design Gráfico, Publicidade, Artes Visuais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência de experiência profissional com a criação de peças gráficas institucionais e digitais; c) Apresentar Portfólio; d) Disponibilidade para viagens.
PERFIL 8 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade; c) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com rotinas contábeis em contabilidade empresarial.
PERFIL 9 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em área de contratação de bens e serviços em Serviços Sociais Autônomos.
PERFIL 10 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em recursos humanos com rotinas de departamento de pessoal.
PERFIL 11 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências de Dados Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional em análise de dados com uso de linguagem de programação R Studio, Python ou SQL; c) Disponibilidade para viagens
PERFIL 12
REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração, Administração Pública, Relações Internacionais, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Políticas Públicas, Ciências do Estado, Economia, Ciências Sociais Aplicadas, Psicologia, Serviço Social, Relações Internacionais ou Direito fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas ou projetos sociais de direitos humanos ou de atendimento a comunidades tradicionais ou agricultores familiares; c) Mínimo de 6 meses de experiência em gestão técnica ou financeira de projetos; d) Disponibilidade para viagens.
PERFIL 13 REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Ciência de Dados, Sistemas de Informação ou áreas correlatas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 1 anos de experiência com BI, Análise de Dados ou Engenharia de Dados; c) Domínio de Power BI, Tableau ou Looker para visualização de dados; d) Experiência em bancos relacionais (SQL Server, PostgreSQL, MySQL) e não relacionais (MongoDB, BigQuery, Firestore); e) Proficiência em SQL e linguagens de programação analítica (Python ou R); f) Experiência com ETL/ELT (ex: Airflow, dbt, Pentaho, Talend); g) Noções de estatística, machine learning e automação de relatórios são diferenciais, h) Desejável disponibilidade para viagens.
PERFIL 14
REQUISITOS: a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação, Jornalismo, Comunicação Institucional, Comunicação Organizacional, Comunicação Digital, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou reconhecimento/revalidação de diploma estrangeiro no Brasil; b) Mínimo de 6 meses de experiência profissional com a criação de campanhas publicitárias e com a criação de conteúdo para meios digitais; c) Mínimo de 6 meses de experiência com elaboração de textos, cartilhas ou outros documentos de comunicação institucional de empresas ou instituições públicas; d) Disponibilidade para viagens
Saiba como fazer as inscrições
As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Instituto Exata.
No primeiro dia, o acesso poderá ser feito a partir das 00:01, enquanto no último será até às 23h59.
Não será cobrada taxa de inscrição.
Concurso Anater: saiba como será a seleção
O Concurso Anater contará com as seguintes etapas
análise curricular e documental
entrevista individual por competências
A análise de documentos será feita no período de 6 a 9 de janeiro
As entrevistas estão previstas para os dias 21 a 23 de janeiro, com divulgação dos resultados finais em 29 de janeiro.
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