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Concurso CRQ ES 2022

Orgão: CRQ ES - Conselho Regional de Química do Espírito Santo
Nº vagas:2
Taxa de inscrição: De R$ 60,00 Até R$ 60,00
Cargos: Fiscal, Assistente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 2320,40 Até R$ 2859,08
Organizadora: ABCP
Estados com Vagas: ES
Cidades: Vitória - ES

Agenda

Abertura das inscrições07/12/2021
Encerramento das inscrições17/01/2022
Prova06/02/2022
Divulgação do Gabarito07/02/2022
Divulgação do Resultado25/02/2022

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 26/10/2021, às 09h34 - Atualizado em 26/02/2022, às 18h00


O mais recente concurso do CRQ ES (Conselho Regional de Química do Espírito Santo — 21ª Região) oferece duas vagas de nível médio. Há oportunidades para assistente administrativo (salário de R$ 2.320,40) e fiscal (remuneração de R$ 2.859,08) — os valores já consideram o vale-alimentação de R$ 594,33. Ambos os cargos têm lotação em Vitória, com jornada semanal de 40 horas.

Resumo do edital

Atribuições dos cargos

  • Assistente administrativo - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência; Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos; Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Montar e organizar processos para a devida análise, bem como realizar os encaminhamentos necessários; Controlar, distribuir, arquivar e manter em ordem registros, documentos e correspondências, assim como separar, ordenar e arquivar documentos, por tipo e origem, utilizando‐se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; Executar todo e qualquer registro de secretaria de natureza simples sob orientação; Auxiliar na preparação de materiais necessários a eventos em geral; Realizar controle de estoque de material, atualizando registros referentes à entrada, à saída e ao saldo dos materiais estocados no setor e/ou no almoxarifado do CRQ XXI, anotar os dados em formulário apropriado preparar as requisições para solicitar novas remessas e solicitar a compra de materiais necessários à manutenção do Conselho; Pesquisar informações que possibilitem a localização de determinado assunto, com o objetivo de fornecer referências que abordem a matéria procurada; Controlar assuntos pendentes, solicitando aos órgãos envolvidos a documentação pertinente, a fim de atender ao cumprimento de prazos estabelecidos para os trabalhos; Analisar correspondências recebidas, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro apropriado, os dados necessários à sua tramitação; Efetuar e/ou controlar a cobrança de anuidades, verificando pagamentos efetuados e anuidades em atraso, emitindo informes de cobrança para envio aos órgãos competentes; Encaminhar processos de registro de pessoas físicas e jurídicas para aprovação junto ao Plenário do CRQ XXI; Convocar quando determinado, Conselheiros e membros de Câmaras Técnicas, Comissões e outros para reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como auxiliar, quando requisitado, na preparação de pauta das reuniões; Expedir certidões de Registro, Função Técnica, Quitação e Acervo Técnico e outros documentos relacionados à Pessoa Física ou Pessoa Jurídica; Executar tarefas relativas à anotação, redação, digitação e outros serviços administrativos, de forma a assegurar o fluxo de trabalho do Conselho; Analisar correspondências e/ou documentos recebidos, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro ou outro local designado, os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho junto à chefia ou pessoa responsável; Manter atualizados manuais, fichários e/ou outros controles com nomes, endereços e telefones de instituições, autoridades para facilitar contatos necessários; Organizar o processo de arquivos de documentos de acordo com a ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de manter o controle e facilitar sua localização; Preparar materiais necessários às reuniões, exposições e seminários, providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; Preparar relatórios diversos dos serviços realizados, coletando informações em arquivos e diversas fontes e traçando tabelas e gráficos ilustrativos, para fins de controle das atividades do Conselho e subsídios às decisões superiores; Pesquisar e/ou manter atualizados dados, consultando manuais, listas, catálogos ou outras fontes e sintetizando‐os, com a finalidade de subsidiar decisões superiores e facilitar a consulta dos mesmos; Instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; Organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; Exercer as funções administrativas em todo o seu amplo espectro, podendo trabalhar em qualquer um dos setores que lhe for determinado no CRQ XXI; Executar outras atividades correlatas, incluindo a função de secretaria e atendimento, quando assim lhe for designada.

  • Fiscal - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência. Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos. Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Realizar atividades de fiscalização do exercício profissional na área da química em todo o território do Espírito Santo, vistoriando estabelecimentos comerciais, industriais, de ensino e de pesquisa, órgãos públicos e outras entidades que desenvolvam alguma atividade que exija conhecimentos de química, realizando as investigações que julgar necessária, bem como o exame de contratos, livros de escrituração, folhas de pagamento, notas fiscais, entre outras, a fim de dar cumprimento aos planos de ação fiscal aprovado pela direção do CRQ XXI; Efetuar o levantamento dos casos de exercício ilegal da profissão e de irregularidades encontradas nas empresas (falta de Registro, falta de Químico Responsável, Certidão de Função Técnica vencida, profissionais em débito com o CRQ XXI, profissionais não registrados, leigos exercendo função de técnico químico) sempre que requisitado. Assegurar o cumprimento de Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o exercício da profissão de Químico, bem como das pessoas jurídicas de direito público e privado cujas finalidades básicas ou de prestação de serviços estejam ligados as Ciências Químicas; Lavrar o relatório de vistoria a cada visita efetuada, identificando as reações químicas, operações unitárias e práticas operacionais verificadas, bem como os nomes das pessoas envolvidas nestas atividades; Contatar prefeituras, associações e outras entidades, com o objetivo de pesquisar a existência de empresas ainda não cadastradas no CRQ XXI, bem como checar os casos de empresas que se encontram em local incerto e realizar pesquisas em jornais, e outros informes publicitários de empresas que venham a ter atividade na área da química; Recolher informações necessárias para lavrar infração assim como recolher e conferir documentação para registro de empresas e profissionais da área química, além de instruí‐los às normas e exigências legais; Realizar palestras e treinamentos internos e externos (em escolas, faculdades e universidades que formam profissionais da área da Química) quando designado pela Presidência; Analisar e emitir parecer em processos de registros de profissionais e empresas, em processos de infração e em matérias de natureza técnica relacionadas ao sistema CFQ/CRQ; Propor medidas e rotinas de atividades processualísticas do Conselho; Responder pelo desenvolvimento e execução das atividades da Fiscalização, no âmbito do Conselho; Reunir‐se com profissionais e representantes de empresas, assim como encaminhá‐los à regularização face à legislação profissional dos químicos; Colaborar na elaboração da programação de visitas de fiscalização, conforme orientação do superior hierárquico; Constatar e reportar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator; Manter contato frequente com instituições de ensino que formam profissionais da química, visitando‐as periodicamente para atualizar cadastros, bem como para programar e proferir palestras aos estudantes, além de realizar plantões de atendimento; Apresentar semanalmente os relatórios de visitas e de despesas realizadas para apreciação do superior imediato, com resumo contendo cidades previstas para visita e cidades visitadas, dia e horário de saída, quilometragem inicial e final, gasto de combustível, e empresas visitadas por cidade; Manter seus superiores informados sobre fatos novos ou anormais observados durante as vistorias que possam ser de interesse do Conselho; Colaborar com o aperfeiçoamento da fiscalização do profissional e de empresas da área de Química; Dirigir veículo do CRQ XXI, sempre que necessário; Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos; Lavrar o auto de infração; Distribuir Execução Fiscal no Fórum obtendo protocolo para remessa/entrega ao setor competente. Entregar intimação para audiência de conciliação; Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no CRQ XXI, visando ao seu adequado controle; Auxiliar no preparo de relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do CRQ XXI; Controlar a instrução de processos de fiscalização, analisando os documentos necessários; Participar da elaboração de normas, regulamentos e procedimentos internos e externos relacionados à fiscalização das profissões do Sistema; Analisar, opinar, instruir expedientes e emitir pareceres e relatórios técnicos; Participar de Reuniões Plenárias e outras, quando convocados; Executar outras atividades correlatas, ou aquelas que lhes forem solicitadas.

Concurso do CRQ ES: o que vai cair nas provas?

  • Língua portuguesa - Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos. Concordância Nominal; regência nominal e verbal. Oração: sujeito e predicado, posição do sujeito e predicado, concordância entre sujeito e predicado. Estrutura do sujeito: classificação do sujeito, casos de oração sem sujeito; dígrafos; substantivos, artigos, adjetivos, pronomes, advérbios: classificação e cargo; uso do por que; vícios de linguagem; Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; Colocação pronominal; classificação dos termos da oração; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto.
  • Matemática - Raciocínio Lógico. Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema. Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área, Volume e Perímetro.
  • Conhecimentos gerais - Conhecimentos municipais, estaduais e nacionais sobre: política, economia, geografia, sociedade, cultura e história. Atualidades relevantes sobre diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia e suas vinculações históricas. Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet.
  • Conhecimentos específicos (assistente administrativo) - Comunicação; Elementos da comunicação, emissor e receptor; Redação e documentos oficiais: formas de tratamento, elaboração, organização e expedição de documentos oficiais como: relatório, ofício, memorando, aviso, ata, atestado, declaração, despacho, portaria, requerimento, circular e etc. Classificação de documentos e correspondências. Noções básicas de organização de arquivos e fichários. Organização administrativa municipal, qualidade no atendimento ao público, sigilo e postura profissional. Conhecimento e uso eficiente do telefone (PABX, celulares e similares). Noções de Informática: Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010 e 2013. Administração Pública: conceito, natureza e afins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Atos oficiais. Protocolo. Recepção. Relações humanas. Correspondência Oficial e redação Oficial. Atos administrativos. Constituição Federal de 1988: Título I - Dos princípios Fundamentais; Títulos II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado, Capítulo VII – Da Administração Pública.
  • Conhecimentos específicos (fiscal) - Administração Pública: conceito, natureza e afins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Constituição Federal de 1988: Título I - Dos princípios Fundamentais; Títulos II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado, Capítulo VII – Da Administração Pública. Protocolo, notificação a auto de infração. Atos oficiais. Relações humanas. Correspondência Oficial e redação Oficial. Atos administrativos. As competências da fiscalização. Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Lei nº 8.429/1992. Atos de improbidade administrativa. Processo administrativo conceito, princípios, fases e modalidade. Constituição Federal disposições gerais, servidores públicos. Procedimentos e atos de visitas. Fiscalização da regularização dos representantes fiscalizados. Relatórios procedimentais. Noções de Informática: Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010 e 2013. Lei No 2.800, DE 18 DE JUNHO DE 1956.- Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sobre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências. RESOLUÇÃO ORDINÁRIA - N.º 927, DE 11.11.1970 Código de Ética LEI Nº 6.839, DE 30 DE OUTUBRO DE 1980 - Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões. DECRETO Nº 85.877, DE 7 DE ABRIL DE 1981 - Estabelece normas para execução da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, sobre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências. RESOLUÇÃO ORDINÁRIA - N.º 9.593, DE 13.07.2000 Resolução Normativa nº 198, de 17.12.2004 - Define as modalidades profissionais na área da Química.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRQ ES nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (07/12/2021) Edital de abertura de inscrições (2021)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso CRQ ES 2022


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Concurso CRQ ES divulga resultado hoje; veja lista

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