Orgão: | CRQ ES - Conselho Regional de Química do Espírito Santo |
Nº vagas: | 2 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 60,00 |
Cargos: | Fiscal,
Assistente |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio |
Faixa de salário: | De R$ 2320,40 Até R$ 2859,08 |
Organizadora: | ABCP |
Estados com Vagas: | ES |
Cidades: | Vitória - ES |
Abertura das inscrições | 07/12/2021 |
Encerramento das inscrições | 17/01/2022 |
Prova | 06/02/2022 |
Divulgação do Gabarito | 07/02/2022 |
Divulgação do Resultado | 25/02/2022 |
Redação
Publicado em 26/10/2021, às 09h34 - Atualizado em 26/02/2022, às 18h00
O mais recente concurso do CRQ ES (Conselho Regional de Química do Espírito Santo — 21ª Região) oferece duas vagas de nível médio. Há oportunidades para assistente administrativo (salário de R$ 2.320,40) e fiscal (remuneração de R$ 2.859,08) — os valores já consideram o vale-alimentação de R$ 594,33. Ambos os cargos têm lotação em Vitória, com jornada semanal de 40 horas.
Assistente administrativo - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência; Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos; Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Montar e organizar processos para a devida análise, bem como realizar os encaminhamentos necessários; Controlar, distribuir, arquivar e manter em ordem registros, documentos e correspondências, assim como separar, ordenar e arquivar documentos, por tipo e origem, utilizando‐se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; Executar todo e qualquer registro de secretaria de natureza simples sob orientação; Auxiliar na preparação de materiais necessários a eventos em geral; Realizar controle de estoque de material, atualizando registros referentes à entrada, à saída e ao saldo dos materiais estocados no setor e/ou no almoxarifado do CRQ XXI, anotar os dados em formulário apropriado preparar as requisições para solicitar novas remessas e solicitar a compra de materiais necessários à manutenção do Conselho; Pesquisar informações que possibilitem a localização de determinado assunto, com o objetivo de fornecer referências que abordem a matéria procurada; Controlar assuntos pendentes, solicitando aos órgãos envolvidos a documentação pertinente, a fim de atender ao cumprimento de prazos estabelecidos para os trabalhos; Analisar correspondências recebidas, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro apropriado, os dados necessários à sua tramitação; Efetuar e/ou controlar a cobrança de anuidades, verificando pagamentos efetuados e anuidades em atraso, emitindo informes de cobrança para envio aos órgãos competentes; Encaminhar processos de registro de pessoas físicas e jurídicas para aprovação junto ao Plenário do CRQ XXI; Convocar quando determinado, Conselheiros e membros de Câmaras Técnicas, Comissões e outros para reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como auxiliar, quando requisitado, na preparação de pauta das reuniões; Expedir certidões de Registro, Função Técnica, Quitação e Acervo Técnico e outros documentos relacionados à Pessoa Física ou Pessoa Jurídica; Executar tarefas relativas à anotação, redação, digitação e outros serviços administrativos, de forma a assegurar o fluxo de trabalho do Conselho; Analisar correspondências e/ou documentos recebidos, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro ou outro local designado, os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho junto à chefia ou pessoa responsável; Manter atualizados manuais, fichários e/ou outros controles com nomes, endereços e telefones de instituições, autoridades para facilitar contatos necessários; Organizar o processo de arquivos de documentos de acordo com a ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de manter o controle e facilitar sua localização; Preparar materiais necessários às reuniões, exposições e seminários, providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; Preparar relatórios diversos dos serviços realizados, coletando informações em arquivos e diversas fontes e traçando tabelas e gráficos ilustrativos, para fins de controle das atividades do Conselho e subsídios às decisões superiores; Pesquisar e/ou manter atualizados dados, consultando manuais, listas, catálogos ou outras fontes e sintetizando‐os, com a finalidade de subsidiar decisões superiores e facilitar a consulta dos mesmos; Instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; Organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; Exercer as funções administrativas em todo o seu amplo espectro, podendo trabalhar em qualquer um dos setores que lhe for determinado no CRQ XXI; Executar outras atividades correlatas, incluindo a função de secretaria e atendimento, quando assim lhe for designada.
Fiscal - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência. Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos. Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Realizar atividades de fiscalização do exercício profissional na área da química em todo o território do Espírito Santo, vistoriando estabelecimentos comerciais, industriais, de ensino e de pesquisa, órgãos públicos e outras entidades que desenvolvam alguma atividade que exija conhecimentos de química, realizando as investigações que julgar necessária, bem como o exame de contratos, livros de escrituração, folhas de pagamento, notas fiscais, entre outras, a fim de dar cumprimento aos planos de ação fiscal aprovado pela direção do CRQ XXI; Efetuar o levantamento dos casos de exercício ilegal da profissão e de irregularidades encontradas nas empresas (falta de Registro, falta de Químico Responsável, Certidão de Função Técnica vencida, profissionais em débito com o CRQ XXI, profissionais não registrados, leigos exercendo função de técnico químico) sempre que requisitado. Assegurar o cumprimento de Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o exercício da profissão de Químico, bem como das pessoas jurídicas de direito público e privado cujas finalidades básicas ou de prestação de serviços estejam ligados as Ciências Químicas; Lavrar o relatório de vistoria a cada visita efetuada, identificando as reações químicas, operações unitárias e práticas operacionais verificadas, bem como os nomes das pessoas envolvidas nestas atividades; Contatar prefeituras, associações e outras entidades, com o objetivo de pesquisar a existência de empresas ainda não cadastradas no CRQ XXI, bem como checar os casos de empresas que se encontram em local incerto e realizar pesquisas em jornais, e outros informes publicitários de empresas que venham a ter atividade na área da química; Recolher informações necessárias para lavrar infração assim como recolher e conferir documentação para registro de empresas e profissionais da área química, além de instruí‐los às normas e exigências legais; Realizar palestras e treinamentos internos e externos (em escolas, faculdades e universidades que formam profissionais da área da Química) quando designado pela Presidência; Analisar e emitir parecer em processos de registros de profissionais e empresas, em processos de infração e em matérias de natureza técnica relacionadas ao sistema CFQ/CRQ; Propor medidas e rotinas de atividades processualísticas do Conselho; Responder pelo desenvolvimento e execução das atividades da Fiscalização, no âmbito do Conselho; Reunir‐se com profissionais e representantes de empresas, assim como encaminhá‐los à regularização face à legislação profissional dos químicos; Colaborar na elaboração da programação de visitas de fiscalização, conforme orientação do superior hierárquico; Constatar e reportar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator; Manter contato frequente com instituições de ensino que formam profissionais da química, visitando‐as periodicamente para atualizar cadastros, bem como para programar e proferir palestras aos estudantes, além de realizar plantões de atendimento; Apresentar semanalmente os relatórios de visitas e de despesas realizadas para apreciação do superior imediato, com resumo contendo cidades previstas para visita e cidades visitadas, dia e horário de saída, quilometragem inicial e final, gasto de combustível, e empresas visitadas por cidade; Manter seus superiores informados sobre fatos novos ou anormais observados durante as vistorias que possam ser de interesse do Conselho; Colaborar com o aperfeiçoamento da fiscalização do profissional e de empresas da área de Química; Dirigir veículo do CRQ XXI, sempre que necessário; Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos; Lavrar o auto de infração; Distribuir Execução Fiscal no Fórum obtendo protocolo para remessa/entrega ao setor competente. Entregar intimação para audiência de conciliação; Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no CRQ XXI, visando ao seu adequado controle; Auxiliar no preparo de relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do CRQ XXI; Controlar a instrução de processos de fiscalização, analisando os documentos necessários; Participar da elaboração de normas, regulamentos e procedimentos internos e externos relacionados à fiscalização das profissões do Sistema; Analisar, opinar, instruir expedientes e emitir pareceres e relatórios técnicos; Participar de Reuniões Plenárias e outras, quando convocados; Executar outras atividades correlatas, ou aquelas que lhes forem solicitadas.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRQ ES nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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Redação - redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 06/02/2022, às 02h27
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 17/01/2022, às 08h40 - Atualizado às 08h46
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 07/12/2021, às 10h08 - Atualizado às 10h13
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 04/11/2021, às 05h56 - Atualizado às 14h29
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 26/10/2021, às 09h36 - Atualizado às 14h06
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