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Concurso CRQ ES 2022 Encerrado

Orgão: CRQ ES - Conselho Regional de Química do Espírito Santo
Nº vagas: 2
Taxa de inscrição: De R$ 60,00 Até R$ 60,00
Cargos: Fiscal, Assistente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 2320,40 Até R$ 2859,08
Organizadora: ABCP
Estados com Vagas: ES
Cidades: Vitória - ES

Publicado em 26/10/2021, às 09h34 - Atualizado em 26/02/2022, às 18h00

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O mais recente concurso do CRQ ES (Conselho Regional de Química do Espírito Santo — 21ª Região) oferece duas vagas de nível médio. Há oportunidades para assistente administrativo (salário de R$ 2.320,40) e fiscal (remuneração de R$ 2.859,08) — os valores já consideram o vale-alimentação de R$ 594,33. Ambos os cargos têm lotação em Vitória, com jornada semanal de 40 horas.

Resumo do edital

Atribuições dos cargos

  • Assistente administrativo - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência; Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos; Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Montar e organizar processos para a devida análise, bem como realizar os encaminhamentos necessários; Controlar, distribuir, arquivar e manter em ordem registros, documentos e correspondências, assim como separar, ordenar e arquivar documentos, por tipo e origem, utilizando‐se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; Executar todo e qualquer registro de secretaria de natureza simples sob orientação; Auxiliar na preparação de materiais necessários a eventos em geral; Realizar controle de estoque de material, atualizando registros referentes à entrada, à saída e ao saldo dos materiais estocados no setor e/ou no almoxarifado do CRQ XXI, anotar os dados em formulário apropriado preparar as requisições para solicitar novas remessas e solicitar a compra de materiais necessários à manutenção do Conselho; Pesquisar informações que possibilitem a localização de determinado assunto, com o objetivo de fornecer referências que abordem a matéria procurada; Controlar assuntos pendentes, solicitando aos órgãos envolvidos a documentação pertinente, a fim de atender ao cumprimento de prazos estabelecidos para os trabalhos; Analisar correspondências recebidas, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro apropriado, os dados necessários à sua tramitação; Efetuar e/ou controlar a cobrança de anuidades, verificando pagamentos efetuados e anuidades em atraso, emitindo informes de cobrança para envio aos órgãos competentes; Encaminhar processos de registro de pessoas físicas e jurídicas para aprovação junto ao Plenário do CRQ XXI; Convocar quando determinado, Conselheiros e membros de Câmaras Técnicas, Comissões e outros para reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como auxiliar, quando requisitado, na preparação de pauta das reuniões; Expedir certidões de Registro, Função Técnica, Quitação e Acervo Técnico e outros documentos relacionados à Pessoa Física ou Pessoa Jurídica; Executar tarefas relativas à anotação, redação, digitação e outros serviços administrativos, de forma a assegurar o fluxo de trabalho do Conselho; Analisar correspondências e/ou documentos recebidos, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro ou outro local designado, os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho junto à chefia ou pessoa responsável; Manter atualizados manuais, fichários e/ou outros controles com nomes, endereços e telefones de instituições, autoridades para facilitar contatos necessários; Organizar o processo de arquivos de documentos de acordo com a ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de manter o controle e facilitar sua localização; Preparar materiais necessários às reuniões, exposições e seminários, providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; Preparar relatórios diversos dos serviços realizados, coletando informações em arquivos e diversas fontes e traçando tabelas e gráficos ilustrativos, para fins de controle das atividades do Conselho e subsídios às decisões superiores; Pesquisar e/ou manter atualizados dados, consultando manuais, listas, catálogos ou outras fontes e sintetizando‐os, com a finalidade de subsidiar decisões superiores e facilitar a consulta dos mesmos; Instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; Organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; Exercer as funções administrativas em todo o seu amplo espectro, podendo trabalhar em qualquer um dos setores que lhe for determinado no CRQ XXI; Executar outras atividades correlatas, incluindo a função de secretaria e atendimento, quando assim lhe for designada.

  • Fiscal - Cumprir e fazer cumprir regimentos, regulamentos, portarias, atos normativos, ordens de serviço, deliberações, orientações e normas do CRQ XXI; Realizar atendimento ao público interno e externo, prestando informações em geral, especialmente no que se refere à sua área de atuação no Conselho; Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, textos, ofícios, memorandos, contratos correspondências, editais e afins, quando requisitado, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; Compor Comissões instituídas pelo CRQ XXI, quando requisitado ou indicado; Operar equipamentos de fax e computadores, utilizando adequadamente os programas e os sistemas disponíveis; Colaborar e atuar em levantamentos, estudos e pesquisas para a formulação de planos, programas, projetos e ações públicas; Manter‐se atualizado com a legislação profissional e correlata com sua área de atuação no CRQ XXI, bem como sobre as normas legais e sobre a estrutura organizacional; Organizar e controlar documentos, correspondências, arquivos temporários e permanentes, assim como receber, registrar, classificar, arquivar, distribuir, expedir, controlar, entregar e codificar cópia e documentos diversos do Conselho, especialmente aqueles de sua competência; Atualizar trâmites, receber, registrar, classificar, distribuir, expedir e controlar os documentos de sua competência. Prestar contas à chefia imediata, sempre que solicitado; Efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições, formulários e outros impressos. Assessorar e prestar apoio à Presidência, à Diretoria, ao Plenário e às Comissões instituídas pelo CRQ XXI, bem como às demais unidades organizacionais do Conselho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho; Contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiverem desempenhando as suas tarefas; Participar de cursos de atualização, qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares, informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Pública; Propor à chefia imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações; Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletivo, quando assim forem necessários em suas atividades; Tratar com zelo e urbanidade o cidadão; Responsabilizar‐se por danos, equipamentos, acessórios e infrações de trânsito, quando dirigindo veículo do Conselho; Cooperar ativamente em eventos do CRQ XXI sempre que requisitado; Auxiliar nas atividades de licitação e compra de materiais e serviços, bem como no inventário e tombamento dos bens patrimoniais, quando solicitado; Receber e adotar os encaminhamentos, solicitações e recomendações definidos pelo Plenário, Diretoria, Chefia imediata, Câmaras Técnicas Especializadas e Comissões do CRQ XXI; Participar das reuniões plenárias, das reuniões de câmaras técnicas especializadas, de comissões e de outros eventos promovidos pelo Sistema, sempre que convocado; Comparecer a eventos e locais especificados para realização de atividades de interesse do Sistema CFQ/CRQ, sempre que convocado. Realizar atividades de fiscalização do exercício profissional na área da química em todo o território do Espírito Santo, vistoriando estabelecimentos comerciais, industriais, de ensino e de pesquisa, órgãos públicos e outras entidades que desenvolvam alguma atividade que exija conhecimentos de química, realizando as investigações que julgar necessária, bem como o exame de contratos, livros de escrituração, folhas de pagamento, notas fiscais, entre outras, a fim de dar cumprimento aos planos de ação fiscal aprovado pela direção do CRQ XXI; Efetuar o levantamento dos casos de exercício ilegal da profissão e de irregularidades encontradas nas empresas (falta de Registro, falta de Químico Responsável, Certidão de Função Técnica vencida, profissionais em débito com o CRQ XXI, profissionais não registrados, leigos exercendo função de técnico químico) sempre que requisitado. Assegurar o cumprimento de Leis, Decretos e Resoluções que regulamentam o exercício da profissão de Químico, bem como das pessoas jurídicas de direito público e privado cujas finalidades básicas ou de prestação de serviços estejam ligados as Ciências Químicas; Lavrar o relatório de vistoria a cada visita efetuada, identificando as reações químicas, operações unitárias e práticas operacionais verificadas, bem como os nomes das pessoas envolvidas nestas atividades; Contatar prefeituras, associações e outras entidades, com o objetivo de pesquisar a existência de empresas ainda não cadastradas no CRQ XXI, bem como checar os casos de empresas que se encontram em local incerto e realizar pesquisas em jornais, e outros informes publicitários de empresas que venham a ter atividade na área da química; Recolher informações necessárias para lavrar infração assim como recolher e conferir documentação para registro de empresas e profissionais da área química, além de instruí‐los às normas e exigências legais; Realizar palestras e treinamentos internos e externos (em escolas, faculdades e universidades que formam profissionais da área da Química) quando designado pela Presidência; Analisar e emitir parecer em processos de registros de profissionais e empresas, em processos de infração e em matérias de natureza técnica relacionadas ao sistema CFQ/CRQ; Propor medidas e rotinas de atividades processualísticas do Conselho; Responder pelo desenvolvimento e execução das atividades da Fiscalização, no âmbito do Conselho; Reunir‐se com profissionais e representantes de empresas, assim como encaminhá‐los à regularização face à legislação profissional dos químicos; Colaborar na elaboração da programação de visitas de fiscalização, conforme orientação do superior hierárquico; Constatar e reportar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator; Manter contato frequente com instituições de ensino que formam profissionais da química, visitando‐as periodicamente para atualizar cadastros, bem como para programar e proferir palestras aos estudantes, além de realizar plantões de atendimento; Apresentar semanalmente os relatórios de visitas e de despesas realizadas para apreciação do superior imediato, com resumo contendo cidades previstas para visita e cidades visitadas, dia e horário de saída, quilometragem inicial e final, gasto de combustível, e empresas visitadas por cidade; Manter seus superiores informados sobre fatos novos ou anormais observados durante as vistorias que possam ser de interesse do Conselho; Colaborar com o aperfeiçoamento da fiscalização do profissional e de empresas da área de Química; Dirigir veículo do CRQ XXI, sempre que necessário; Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos; Lavrar o auto de infração; Distribuir Execução Fiscal no Fórum obtendo protocolo para remessa/entrega ao setor competente. Entregar intimação para audiência de conciliação; Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no CRQ XXI, visando ao seu adequado controle; Auxiliar no preparo de relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do CRQ XXI; Controlar a instrução de processos de fiscalização, analisando os documentos necessários; Participar da elaboração de normas, regulamentos e procedimentos internos e externos relacionados à fiscalização das profissões do Sistema; Analisar, opinar, instruir expedientes e emitir pareceres e relatórios técnicos; Participar de Reuniões Plenárias e outras, quando convocados; Executar outras atividades correlatas, ou aquelas que lhes forem solicitadas.

Concurso do CRQ ES: o que vai cair nas provas?

  • Língua portuguesa - Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos. Concordância Nominal; regência nominal e verbal. Oração: sujeito e predicado, posição do sujeito e predicado, concordância entre sujeito e predicado. Estrutura do sujeito: classificação do sujeito, casos de oração sem sujeito; dígrafos; substantivos, artigos, adjetivos, pronomes, advérbios: classificação e cargo; uso do por que; vícios de linguagem; Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; Colocação pronominal; classificação dos termos da oração; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto.
  • Matemática - Raciocínio Lógico. Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema. Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área, Volume e Perímetro.
  • Conhecimentos gerais - Conhecimentos municipais, estaduais e nacionais sobre: política, economia, geografia, sociedade, cultura e história. Atualidades relevantes sobre diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental e ecologia e suas vinculações históricas. Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet.
  • Conhecimentos específicos (assistente administrativo) - Comunicação; Elementos da comunicação, emissor e receptor; Redação e documentos oficiais: formas de tratamento, elaboração, organização e expedição de documentos oficiais como: relatório, ofício, memorando, aviso, ata, atestado, declaração, despacho, portaria, requerimento, circular e etc. Classificação de documentos e correspondências. Noções básicas de organização de arquivos e fichários. Organização administrativa municipal, qualidade no atendimento ao público, sigilo e postura profissional. Conhecimento e uso eficiente do telefone (PABX, celulares e similares). Noções de Informática: Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010 e 2013. Administração Pública: conceito, natureza e afins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Atos oficiais. Protocolo. Recepção. Relações humanas. Correspondência Oficial e redação Oficial. Atos administrativos. Constituição Federal de 1988: Título I - Dos princípios Fundamentais; Títulos II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado, Capítulo VII – Da Administração Pública.
  • Conhecimentos específicos (fiscal) - Administração Pública: conceito, natureza e afins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Constituição Federal de 1988: Título I - Dos princípios Fundamentais; Títulos II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III - Da Organização do Estado, Capítulo VII – Da Administração Pública. Protocolo, notificação a auto de infração. Atos oficiais. Relações humanas. Correspondência Oficial e redação Oficial. Atos administrativos. As competências da fiscalização. Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Lei nº 8.429/1992. Atos de improbidade administrativa. Processo administrativo conceito, princípios, fases e modalidade. Constituição Federal disposições gerais, servidores públicos. Procedimentos e atos de visitas. Fiscalização da regularização dos representantes fiscalizados. Relatórios procedimentais. Noções de Informática: Windows versões 7, 8 e 10; Edição de texto e planilhas (ambiente Microsoft Office - Word, Excel e Outlook) versões 2010 e 2013. Lei No 2.800, DE 18 DE JUNHO DE 1956.- Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sobre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências. RESOLUÇÃO ORDINÁRIA - N.º 927, DE 11.11.1970 Código de Ética LEI Nº 6.839, DE 30 DE OUTUBRO DE 1980 - Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões. DECRETO Nº 85.877, DE 7 DE ABRIL DE 1981 - Estabelece normas para execução da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, sobre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências. RESOLUÇÃO ORDINÁRIA - N.º 9.593, DE 13.07.2000 Resolução Normativa nº 198, de 17.12.2004 - Define as modalidades profissionais na área da Química.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRQ ES nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições07/12/2021
Encerramento das inscrições17/01/2022
Prova06/02/2022
Divulgação do Gabarito07/02/2022
Divulgação do Resultado25/02/2022

Notícias do concurso CRQ ES 2022

Edital e Anexos

Abertura (07/12/2021) Edital de abertura de inscrições (2021)

Provas CRQ ES - Conselho Regional de Química do Espírito Santo

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