MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Advogada faz palestra e lança livro

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP promoveu na última terça-feira (09/02)...

Redação
Publicado em 10/02/2010, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP promoveu na última terça-feira (09/02), palestra da advogada Indira Chelini e Silva, pós-graduada em direito processual, sobre Penhora On-line.

Na sequência, a advogada lançou o livro de sua autoria, “Penhora On Line: O uso da ferramenta e sua repercussão no mundo jurídico”.

O sistema Bacen Jud, que permite ao Tribunal Superior do Trabalho e aos tribunais regionais do trabalho o acesso ao Sistema de Solicitação do Poder Judiciário do Banco Central via internet, foi implantado em 2002, após convênio firmado entre o TST e o BC.

Por meio desse acesso pela internet, os juízes podem solicitar às instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Bacen, por meio de ofícios eletrônicos, informações sobre a existência de contas correntes e outras aplicações financeiras para determinar bloqueios e desbloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas.

Esse procedimento é o que os especialistas chamam de penhora on line. Ou seja, o juiz pode pedir a retirada do dinheiro do devedor para saldar dívidas em qualquer parte do país, evitando, com isso, que o devedor deixe de pagar alegando insuficiência de saldo, quando, na verdade, ele possui bens para pagar seus débitos.

Na justiça estadual, o Provimento nº 1625/09, do Conselho Nacional de Magistratura, disciplinou o leilão eletrônico, ficando as unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de São Paulo autorizadas a realizar a alienação judicial eletrônica, como determina o artigo 689-A, parágrafo único, do Código de Processo Civil. Para obter a alienação, os advogados devem requerer ao juiz que a penhora de bens seja feita on line.

O Provimento regulou ainda como as empresas e entidades públicas ou privadas podem se habilitar para a realização da alienação judicial eletrônica. 

Ronie Anderson/SP

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-SP

Veja também:

PGE/SP: órgão abre inscrições para até 13 vagas

Congresso dos Advogados: inscrições estão abertas

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

10/02/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.