A partir do dia 18 de janeiro, os advogados e estagiários militantes na Comarca de Porto Alegre terão a...
A partir do dia 18 de janeiro, os advogados e estagiários militantes na Comarca de Porto Alegre terão a possibilidade de, por e-mail, programarem a retirada de processos dos cartórios para o dia seguinte.
A nova ferramenta foi proposta a partir de reuniões da Comissão Mista de Acesso à Justiça, formada pela OAB-RS, Corregedoria Geral de Justiça e Procuradoria-Geral do Estado. O funcionamento do programa será avaliado durante os primeiros três meses.
Conforme o TJRS, a solicitação dos profissionais poderá ser enviada até às 15h, para que haja tempo hábil para a localização dos autos, e a retirada deverá acontecer no horário exclusivo de atendimento de advogados e estagiários nos Foros, entre 8h30min e 10h30min do dia seguinte. Caso não seja localizado nenhum dos processos, o profissional deverá ser avisado, também via e-mail.
Por ora, foram excluídas do projeto as Varas da Fazenda Pública, a 20ª Vara Cível e de Ações Especiais da Fazenda Pública e a Vara de Registros Públicos e de Ações Especiais da Fazenda Pública.
LEIA TAMBÉM
O presidente em exercício da Ordem Gaúcha, Jorge Fernando Estevão Maciel, destacou que a iniciativa visa evitar o deslocamento desnecessário dos profissionais quando os processos não são localizados, assim como melhorar a qualidade do atendimento do serviço nos cartórios.
De acordo com o presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB-RS e seccional, Cezar Souza, a nova ferramenta irá promover uma maior agilidade na rotina dos advogados e estagiários. “O grande diferencial do sistema por e-mail é que os profissionais quando se dirigem ao Foro não terão que aguardar a localização e a busca no cartório, pois a carga já estará disponibilizada”, afirmou Souza, acrescentando ainda que será um benefício também para os funcionários do cartório, que poderão se organizar melhor.
Para o membro da CAJ, conselheiro seccional Carlos Henrique Klaser Filho, a adoção da medida vai representar um benefício para todos os operadores do direito pela sua praticidade. Segundo ele, a rotina dos profissionais será facilitada com o uso do e-mail, reduzindo o tempo de espera na retirada de autos nos cartórios.
Ronie Anderson/SP
Veja também:
IASP/SP: nova presidente toma posse na próxima terça
USP/SP: Cursinho do XI abre vagas para nova turma
Siga o JC Concursos no Google News
OAB
- Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica,
Educação
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: RS
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.