MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novas regras são aplicadas no Exame de Ordem

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do Provimento 136, de 10 de novembro de...

Redação
Publicado em 20/01/2010, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do Provimento 136, de 10 de novembro de 2009, trouxe algumas importantes modificações no Exame da Ordem, que começaram a vigorar em 2010.

Das 27 seccionais da OAB, 20 delas já aderiram às novas regras do Exame da Ordem, que passa a ser gerenciado nacionalmente pelo Centro de Seleção e Promoções de Eventos (Cespe), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (UnB).

“Com essas mudanças, o Exame da Ordem, que dá ao bacharel em direito a aptidão para exercer a profissão de advogado, passa a ser o mesmo em todo o território nacional”, explicou o presidente do Conselho da Subseção da OAB, em Três Lagoas, Antônio Costa Corcioli.

No Estado do Mato Grosso do Sul, continuará havendo os Exames da Ordem, nas cidades de Campo Grande, Dourados e em Três Lagoas, obedecendo a um calendário anual (três vezes por ano) previamente divulgado pela OAB.

 “Na segunda fase do Exame da Ordem em andamento, marcada para o dia 28 de fevereiro, já serão seguidas as normas preestabelecidas do Provimento 136/09”, informou Corcioli. As provas da primeira fase do Exame da Ordem 2009.3 foram realizadas no último domingo (17/01), nas faculdades AEMS, obedecendo ainda às antigas regras.

Além de as provas serem realizadas, de forma igual, em todo o País, o Provimento do Conselho Federal da OAB “trouxe importantes modificações para o conteúdo do Exame da Ordem”, explicou Corcioli.

Na primeira fase das provas, a OAB deu ênfase à formação fundamental do futuro advogado, incluindo conhecimentos de antropologia, ciências políticas, economia, filosofia, história, psicologia e sociologia.

“Nesta primeira fase, serão incluídas ainda 15 questões, sempre de múltipla escolha, sobre Direitos Humanos, Estatuto do Advogado e da OAB e sobre o Código de Ética e Disciplina”, observou Corcioli.

“Com essa medida, a OAB entende que é importantíssimo para o exercício de sua profissão que o advogado tenha aprimorado conhecimento dessas questões que envolvem toda a sociedade”, comentou.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

Exame da Ordem 2009.3: OAB divulga gabarito oficial do Exame da Ordem

Defensoria Pública/SP: órgão abre 68 vagas de estágio

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

20/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.