MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Unificação permitirá avaliação mais precisa

A prova do Exame de Ordem 2009.3 realizada no último dia 17 de janeiro foi à primeira em que...

Redação
Publicado em 26/01/2010, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A prova do Exame de Ordem 2009.3 realizada no último dia 17 de janeiro foi à primeira em que todos os estados realizaram de forma completamente unificada.

Em todos os estados, o exame foi aplicado no mesmo dia e horário, além do fato de a prova ter apresentado o mesmo conteúdo para todos os bacharéis.

O fato acabou com mito de que o exame era mais difícil em alguns estados e mais fácil em outros.

No primeiro Exame de Ordem no qual participou, no início de 2009, o estado de São Paulo apresentou um índice de aprovação de apenas 12%, enquanto que o Ceará (estado com mais candidatos aprovados) teve 38% de aprovações.

Neste mesmo exame, o estado de Minas Gerais não participou. Os mineiros foram os últimos a aderir à unificação da prova.

O diretor Pedagógico dos Cursos Livres da Rede LFG, um dos maiores cursos preparatórios de ensino jurídico do Brasil, Marco Antônio Júnior, afirma que a prova elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção e Eventos (Cespe), responsável pelo exame unificado, é mais bem elaborada.

Segundo ele, a prova de São Paulo era muito mal preparada, sendo que as questões de Direito Administrativo era muito mais fáceis em relação as que são elaboradas hoje.

Edson Bartolai, presidente da Comissão de Estágio e de Exame de Ordem da OAB de São Paulo, possui uma opinião contrária.

Para ele, a avaliação de São Paulo sempre foi muito bem criteriosa. Bartolai acha que o nível de dificuldade continua o mesmo.

Mesmo assim, Bartolai é a favor da unificação da prova. Ele acha que o fato permitirá que seja feito um ranking com os resultados das provas em todos os estados.

“Agora será possível ver quais são as faculdades que realmente preparam seus alunos e quais são apenas caça-níqueis”, conclui.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

OAB: cursos de graduação à distância são rescindidos

GVlaw: inscrições se encerram na próxima semana

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Exame de Ordem

Exame de Ordem
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

26/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.